Cotidiano

Prática do jiu-jitsu une jovens brasileiros e venezuelanos

O projeto existe há nove anos e por estar em uma cidade fronteiriça sempre contou com a presença de alunos venezuelanos

Pontualmente às seis da tarde os alunos do professor Tigrão já estão posicionados para começar mais uma aula de jiu-jitsu na pequena cidade de Pacaraima (RR), que faz fronteira com a Venezuela. O projeto Jiu-Jitsu Anjos do Esporte conta com a participação de mais de 25 refugiados e migrantes venezuelanos do total de 65 alunos.

O projeto existe há nove anos e por estar em uma cidade fronteiriça sempre contou com a presença de alunos venezuelanos.

Com o agravamento da situação no país vizinho e a consequente intensificação do fluxo de pessoas em busca de proteção internacional no Brasil, Pacaraima acabou se tornando o destino ou mesmo a passagem de muitos venezuelanos.

Até novembro de 2019, mais de 224 mil venezuelanos entraram no Brasil, sendo que 119 mil deles são solicitantes da condição de refugiado.

Diante desta circunstância, o professor Elke Junior, mais conhecido como Tigrão, enxergou no esporte uma forma de poder contribuir para o convívio social de algumas das milhares de crianças e jovens que atualmente residem em Pacaraima.

“O esporte não é só entretenimento ou atividade física. O esporte é educação de todas as faculdades do ser humano”, enfatiza Tigrão.

Para o professor, apaixonado por seu ofício, “o jiu-jitsu trabalha a disciplina, respeito e companheirismo, e em um contexto onde duas nacionalidades se misturam, isso é essencial para se desenvolver uma convivência respeitosa e pacífica”.

O projeto é oferecido gratuitamente para os alunos, que devem estar comprometidos com a frequência, pontualidade e bons resultados – tanto no jiu-jitsu quanto na escola. O próprio professor é quem busca recursos para manter a escolinha acessível aos alunos e alunas com menos recursos financeiros.

Para auxiliar o projeto, o ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) doou quimonos (traje das lutas marciais) e bebedouros com o apoio financeiro da União Europeia, que investe no fortalecimento da resposta aos venezuelanos na região Norte do Brasil com projetos que promovem a proteção de populações em maior situação de vulnerabilidade e a convivência pacífica com a comunidade de acolhida.

A troca de experiências entre os alunos ajuda a romper barreiras que possam ter sido formadas pelo desconhecimento da situação do outro. O jovem venezuelano Jhosniel Campos, de 15 anos, veio para o Brasil há quase um ano com sua família de cinco pessoas.

Fugindo da situação em que se encontrava na Venezuela, Jhosniel afirma que “estar aqui me ajuda a não ficar pensando muito no futuro, além de aprender um pouco mais de português durante as aulas”.

Jhosniel ainda tem que ir todos os dias de Pacaraima para a cidade vizinha na Venezuela, Santa Elena Uairén, para continuar seus estudos – um percurso de 17 km. “Ainda preciso fazer esse caminho, mas ano que vem já estarei estudando aqui em Pacaraima”, afirma o jovem.

A adolescente brasileira Adileide Lopes, de 12 anos, participa do projeto há mais de dois anos e acompanhou a crescente chegada dos novos alunos venezuelanos. “No começo, ficamos meio receosos de como seria praticar junto com eles. Não entendíamos porque eles estavam vindo para o nosso país, nem como era a sua cultura. Mas em poucos meses nos tornamos amigos”, lembra.

O professor explica que as crianças refugiadas venezuelanas chegam muito tímidas por conta do idioma e da situação que elas se encontram. Iniciativas como essas ajudam a diminuir as desavenças e as diferenças já que por meio do esporte, todos conseguem se comunicar em uma mesma língua.

“Acreditamos que o esporte é um ótimo vetor para quebrar barreiras entre as duas populações e promover uma convivência pacífica” afirma o chefe do escritório do ACNUR em Pacaraima, Rafael Levy.

“Durante as aulas, não só as crianças, mas as famílias acabam se conhecendo e convivendo em um ambiente seguro. Essa troca que é facilitada pelo esporte se espalha para as outras esferas da vida e da comunidade”, complementa.

As autoridades brasileiras estimam que cerca de 224 mil venezuelanos vivem atualmente no país. Uma média de 500 venezuelanos continua a atravessar fronteira com o Brasil todos os dias, tendo em Pacaraima a principal fronteira de entrada da população que busca proteção e garantia de seus direitos.