Cotidiano

Prefeito propõe abertura da fronteira três dias por semana

Fechamento atendeu a determinação do governo brasileiro afeta a economia das duas cidades de fronteira

Nesta terça-feira (14), no município de Bonfim, autoridades do Brasil e da Guiana discutiram a reabertura da fronteira entre os dois países. O intuito foi apresentar alternativas para reativar a economia fronteiriça com uma abertura gradual, adotando medidas sanitárias.

Durante a reunião, o prefeito de Bonfim, Joner Chagas (Republicanos), propôs que a fronteira seja aberta três dias por semana, e que, a cada 30 dias, a passagem fique livre um dia a mais, até que ao final do ano, a ligação entre os dois países esteja totalmente livre.

Ele observou que a questão econômica é um problema grave que afeta as duas cidades de fronteira nesta pandemia, sendo necessária a construção de um plano de reabertura seguro e inteligente.

Já o governador da Região 9 da Guiana, Brian Allicok, apresentou uma proposta para abrir a fronteira dois dias por semana.

As alternativas serão avaliadas entre os dois países, e uma nova reunião deverá ser marcada para novas deliberações.

Também participaram da reunião o prefeito de Lethem, John Macedo , os vereadores Domingos Costa, Gil Veras, Ítalo Bezerra, Muriel Evangelista e Nelyerton Andrade, o ex-prefeito de Bonfim, Romer Lima, e moradores de Bonfim e Lethem.

A ligação terrestre entre os dois países está bloqueada desde o dia 19 de março de 2020, em atendimento a uma portaria do governo brasileiro, para conter o avanço do coronavírus. O fechamento se aplica ao turismo. Existe a previsão de entrada no país, mas para isso é necessária uma autorização especial.