Cotidiano

Produtores reclamam das condições de trecho da BR-401

De acordo com o DNIT, o trecho está na fase interna de licitação

Produtores reclamam da situação do trecho da BR-401 que dá acesso ao município de Normandia. Segundo informações repassadas por ouvintes da Rádio Folha FM e através de vídeo publicado em redes sociais, produtores rurais estariam raspando a estrada por conta própria para melhorar a trafegabilidade da estrada.

De acordo com o ouvinte, por conta da buraqueira as carretas que transportam milho, soja e outros produtos agrícolas quebram com frequência. “Para evitar maiores prejuízos, os produtores tiram do seu próprio bolso para melhorar a situação da estrada”, afirmou.

No vídeo, um produtor rural faz apelo ao Governo Federal para que a estrada seja asfaltada.  “São apenas 80 km, e estamos gastando quase três horas para fazer esse percurso. Nossa agricultura passa nessa estrada, nós temos um prejuízo imenso. Recurso já veio para asfaltar, mas até hoje estamos nessa situação”, diz o produtor visivelmente emocionado.

DNIT – A FolhaBV entrou em contato com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) que informou que do km 106,90 ao km 185,20, ou seja, do entroncamento com o Acesso Bonfim até Normandia (Av. Maurício Habert). Está na fase interna de licitação, e que o Plano Anual de Trabalho e Orçamento (P.A.T.O) já foi elaborado e aprovado, com previsão de licitação na primeira quinzena de setembro/2020.

O DNIT explicou ainda que os contratos de manutenção/conservação das rodovias federais no estado de Roraima, o DNIT elabora um P.A.T.O. para cada lote, ou seja, realiza um levantamento detalhado dos problemas existentes e de todos os dispositivos existentes na rodovia, propondo os respectivos serviços de correção/manutenção/conservação, bem como uma previsão de serviços futuros, baseada na probabilidade de ocorrência; tais como: tapa buraco, remendo profundo, micro revestimento a frio, roçadas, limpeza e substituição de sistemas de drenagem, entre outros.

Após a elaboração e aprovação do P.A.T.O. para um determinado lote, se inicia a fase externa da licitação para contratação de empresa especializada na execução de tais serviços.