Cotidiano

Professores seletivados reclamam de suspensão de salários

A prefeitura suspendeu os contratos e os pagamentos dos seletivados enquanto durar o período de isolamento social, por conta da pandemia de coronavírus

Servidores contratados por meio de seletivo realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Caroebe, sul do estado, procuraram a Folha BV para denunciar que a prefeitura suspendeu os contratos e os pagamentos, enquanto durar o período de isolamento social, por conta da pandemia de coronavírus.

“Esses servidores também são seres humanos, e também estão passando por um confinamento, vivendo cheio de incertezas e com psicológico abalado por estarem lutando para sobreviver nesta pandemia desse vírus, e ainda são submetidos a isso, a ficar sem salários, isso é um absurdo”, relatou uma das denunciantes que prefere não se identificar.

O presidente da Câmara Municipal de Caroebe, vereador Osmar Serra, por meio de nota repudiou o ato da prefeitura.

“Em momentos tão difíceis, suspender o contrato e o pagamento desses servidores é, no mínimo, um ato cruel e desumano. Esses profissionais não estão em casa por vontade própria, estão cumprindo o isolamento social determinado pelo próprio poder público. Um ato dessa natureza, em meio a essa pandemia, põe em risco a própria sobrevivência dessas pessoas e de seus familiares”, disse trecho da nota.

Ainda na nota, o vereador cita o aumento no repasse do Fundeb. “Saliento que entre os dias 01 de janeiro à 13 de maio de 2020, o repasse de recursos do Fundeb à Prefeitura Municipal soma R$ 3.040.830,48. Assim, não se pode falar em “queda” no repasse. Esse montante significa um aumento de R$ 9.009,25 a mais em relação ao mesmo período do ano passado”, destacou.

OUTRO LADO – Em entrevista a Folha BV, o prefeito de Caroebe, Argilson Martins (PSDB), informou que a decisão foi com base em estudo feito pelo setor jurídico da Prefeitura.

“Após parecer do setor jurídico da prefeitura, entendemos que para evitar um possível processo administrativo por está realizando pagamento para seletivado sem está em atividades diárias resolvemos fazer essa suspensão, e quando retornarmos as atividades escolares iremos tomar as devidas providências para reintegrar os contratos e os pagamentos dos seletivados”, informou o prefeito.

Sobre a reposição de aulas após a quarentena, Argilson informou que ainda será estudado como isso será feito.

“Vamos estudar como poderão ser feita essa reposição, mas no momento a suspensão desse pagamento para esses profissionais é necessária, até porque a maioria deles já ocupa cargo efetivo no município”, concluiu.

Publicidade