Cotidiano

Quatro ambulâncias são entregues para municípios do interior

Caroebe, São João da Baliza e São Luiz foram municípios contemplados com veículos novos após anos sem qualquer tipo de assistência médica móvel

Durante anos, as vicinais dos municípios de Caroebe, São João da Baliza e São Luiz utilizavam veículos próprios de pequeno porte ou recebiam apoio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para conseguir transportar pacientes até às unidades hospitalares. O sucateamento na saúde estadual se estende também pela pouca quantidade de ambulâncias disponíveis em Roraima, que até a manhã dessa quarta-feira, 17, eram somente oito. 

Quatro dessas ambulâncias estão em Boa Vista e as outras no interior, com duas em Pacaraima, uma em Rorainópolis e uma Caracaraí. Na Região Sul, a mobilidade era afetada pela ausência de veículos de assistência médica. Ontem, quatro novas ambulâncias foram entregues para os três municípios por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 680 mil reais.

A solenidade ocorreu no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos e contou com a presença de representantes federais e de cada município a receber os veículos. De acordo com o governador Antonio Denarium (PSL), a previsão é de que mais 18 novas ambulâncias sejam entregues durante seu mandato. 

De acordo com a Secretaria Estadual de Comunicação (Secom), está tramitando processo para compra de mais quatro ambulâncias até o fim do ano. Na solenidade, Denarium destacou a importância dos novos veículos para atender o Hospital Francisco Ricardo de Macedo, em São Luiz, a Unidade Mista de São João da Baliza e a Unidade Mista e o Centro de Saúde Walter Gomes Porteira, ambos em Caroebe.

“Vão atender as pessoas que mais precisam do serviço de atendimento hospitalar, que muitas vezes não têm ambulância no Sul do Estado para se deslocar para Boa Vista. É um compromisso do governo do Estado reformar todos os hospitais do interior para que sejam atendidas sem que tenha necessidade de vir para a capital”, disse.

SÃO JOÃO DA BALIZA – Para o prefeito de São João da Baliza, Marcelo Jorge, a entrega da ambulância é mais um benefício para o município. 

“Estamos dispostos a fazer parceria com o governo do Estado porque enfrentamos diversas dificuldades, com vicinais, educação e saúde. A ambulância chegou em momento oportuno porque estávamos há dois anos sem”, relatou.

SÃO LUIZ – Elias Silva, vice-prefeito de São Luiz, garantiu que a Região Sul está sendo representada pelos parlamentares estaduais e federais. 

“Os municípios têm muitas dificuldades e contamos com o apoio do governo. Infelizmente, estão ocorrendo muitos acidentes e essas ambulâncias vão nos ajudar muito”, destacou.

CAROEBE – A vereadora Áquila Araújo, representando a gestão municipal de Caroebe, assegurou que a Vila Entre Rios tem sofrido com a falta de assistência de ambulâncias durante oito anos. 

“A assistência que tínhamos era do Samu, com apenas um carro. Com a ambulância, vai servir para ajudar”, completou.