Cotidiano

Rio Surumu transborda e deixa moradores ilhados

A estimativa é que 55 famílias foram direta e indiretamente afetadas, e ao menos uma casa da comunidade teve perda total

Com as fortes chuvas ocorridas nos últimos dias, o rio Surumu, no município de Pacaraima, transbordou e deixou as famílias da Comunidade Indígena do Barro, isoladas.  Lideranças calculam os danos materiais, mas estima-se que 55 famílias foram direta e indiretamente afetadas, e ao menos uma casa da comunidade teve perda total, conforme postagem em uma rede social do Conselho Indígena de Roraima (CIR).

Ainda conforme o órgão, outras comunidades também podem ter tido alguma perda material, mas devido as fortes chuvas e a dificuldade de comunicação, por conta da distancia entre elas, ainda não foram contatadas.

O Tuxaua André afirma que a Comunidade esta em alerta, e que a Defesa Civil já se encontra no local e auxilia famílias que ficaram desabrigadas, outras casas estão em estado critico, segundo ele, o Corpo de Bombeiros estará repassando alimentação e suporte neste momento, além do o mesmo, já ter feito a solicitação de água potável para a comunidade.

Daniel Sampaio Alves, coordenador administrativo, do Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol (CIFCRSS), que fica na comunidade do Barro, informou que “no Centro de formação os peixes (do tanque de criação interno), foram embora, uma parte da plantação se perdeu. Os alunos estão fazendo o levantamento de quantos animais a água levou, como bode entre outros”, disse.

Segundo o Coordenador do Conselho, Edinho Macuxi, o tuxaua já encaminhou ao CIR, solicitação de auxilio, e logo o Conselho estará encaminhando ajuda emergencial a comunidade.

Os interessados em ajudar as famílias afetadas podem entrar em contato com o CIR, através do número: 95 98400-7904.