Cotidiano

Rorainópolis disponibiliza 4.500 testes rápidos para moradores

De acordo com a Prefeitura do município, os atendimentos nas UBS da sede são das 7h às 19h, inclusive aos fins de semana. Já nas UBS dos distritos, o atendimento é feito de 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30

Sobre as denúncias de moradores de Rorainópolis, que chegaram a FolhaBV relatando a falta de testes rápidos nos postos de saúde do município, o prefeito Leandro Pereira, disse a equipe de reportagem que a informação não procede.

De acordo com ele, três Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão realizando os testes na sede do município, e uma delas faz atendimento exclusivo para pessoas com sintomas de Covid-19.

“A UBS Dra Maria Yandara está atendendo exclusivamente pacientes com Covid na sede. Também disponibilizamos testes rápidos nos distritos de Jundiá, Equador, Nova Colina, Martins Pereira e Santa Maria do Boiaçu também contam com a realização dos testes”, garantiu o prefeito.

Segundo o secretário de Saúde de Rorainópolis, Ricardo Fonseca, o município adquiriu 4.500 testes.

“As pessoas não entendem que existe um protocolo do Ministério da Saúde para a realização de testes, um deles, é estar com sintomas por pelo menos 10 dias. E estamos fazendo os testes conforme a solicitação dos médicos que atendem nas UBS”, explicou.

Ainda de acordo com ele, os atendimentos nas UBS da sede são das 7h às 19h todos os dias, inclusive aos fins de semana. Já nas UBS dos distritos, o secretário informou que o atendimento é feito de 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.