Cotidiano

Secretário do MEC inaugura nova sede de Campus

Está confirmada a presença do secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Mec, Ariosto Antunes Culau, em Roraima

O atual secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, Ariosto Antunes Culau, vai participar em Roraima da inauguração da sede própria do Campus Avançado do Instituto Federal de Roraima, no Bonfim, município distante 125km da Capital. A inauguração acontece no dia 14 de novembro, às 8h30. 

O secretário deve chegar a Roraima em voo comercial no dia 13 e na parte da tarde fará uma visita técnica ao Campus Novo Paraíso, localizado na BR-174, Km 512, na Vila Novo Paraíso, município de Caracaraí. Lá, ele vai conhecer as atividades de ensino, projetos de extensão e de pesquisa.

Entre as pesquisas desenvolvidas no Campus serão destacadas a Lenha Ecológica, em formato de briquete de resina de breu, e o aditivo natural antioxidante a partir do extrato de fruto de tucumã para uso de biodiesel. 

Já no dia 14 de novembro, às 8h30, o secretário participa da inauguração em Bonfim. Conforme a reitora do IFRR, Sandra Mara Dias Botelho, “A inauguração do prédio próprio, de certa forma, presta contas à comunidade dos recursos públicos, oriundos tanto de TED (Transferência de Execução Descentralizada) da Setec, como de emenda parlamentar, investidos na obra. Além disso, é um espaço público adequado para que os nossos servidores desenvolvam plenamente suas funções”, disse a reitora. 

DADOS

O Campus Avançado do Bonfim iniciou suas atividades no segundo semestre de 2014. Até agosto deste ano, estava instalado de forma provisória na Escola Estadual Argentina Castelo Branco, espaço cedido pela Secretaria Estadual de Educação de Roraima para as atividades administrativas e pedagógicas 

No dia 26 de agosto deste ano, a unidade mudou para o prédio próprio, localizado na Avenida Tuxaua Farias, s/n, Bairro Treze de Maio, no Município do Bonfim. Atualmente conta 20 servidores, entre professores e técnicos administrativos e 144 alunos. O novo espaço de 939,12m² de área construída. O investimento foi na ordem de R$ 2.092.156,54.

Com acessibilidade e sistema de prevenção contra incêndios, a estrutura contempla duas salas de aula com capacidade para 35 alunos cada, 13 salas administrativas, 1 laboratório de informática, 1 biblioteca, 1 área de convivência, 1 cantina e 2 banheiros masculino e feminino com acessibilidade. 

Depois de iniciar as atividades no segundo semestre de 2014, em 2015, a unidade começou a ofertar o curso Técnico em Comércio Exterior subsequente e, em 2016, o curso Técnico em Administração subsequente. Desde o início do seu funcionamento, foram formados mais de 200 profissionais pelo campus.

A unidade ainda atua na Educação a Distância (EAD), modalidade em que já formou técnicos em Agronegócio e agentes comunitários de saúde, e oferta cursos de formação inicial e continuada (FIC) em diferentes áreas, possibilitando a capacitação da comunidade em cursos como o de Língua Brasileira de Sinais (Libras), Auxiliar de Secretaria Escolar, Auxiliar Administrativo, entre outros.