Cotidiano

Senador denuncia conflito em área indígena

O senador explicou o conflito seria por conta da possibilidade de contaminação por coronavírus na região, que estaria preocupando os índios que fecharam as comunidades e  que estão isolados

O senador Telmário Mota (pros) denunciou para a Folha de Boa Vista um conflito entre indígenas das comunidades Caraparu três e Maturuca, localizadas no município do Uiramutã em Roraima.

Segundo o parlamentar, indígenas da comunidade Maturuca foram até a outra região, e quebraram os motores e maquinário, usados em garimpos e teriam prendido várias pessoas, incluindo outros indígenas.

O senador explicou o conflito seria por conta da possibilidade de contaminação por coronavírus na região, que estaria preocupando os índios que fecharam as comunidades e  que estão isolados.

A reportagem da Folha tentou contato com a presidente do Sodiur, mas não obteve retorno. A Folha também entrou em contato com a Superintendência da Polícia Federal em Roraima e aguarda retorno.

A reportagem da Folha procurou também o Conselho Indígena de Roraima que por meio de nota informou que de acordo com coordenador da Região Serras, Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Aldenir Cadete, não houve conflito entre as comunidades Maturuca e Caraparú III como denunciado pelo Senador.

“O que ocorreu, foi uma atividade regional de vigilância e monitoramento da T.I Raposa Serra do Sol, no combate ao garimpo ilegal no igarapé Sumauma no Rio Cotingo próximo à comunidade Caraparú III, realizada pelas lideranças das 79 comunidades da região das Serras e Baixo Cotingo. Foram detidos garimpeiros não indígenas e todo material usado para essa atividade criminosa foram apreendidas. O Caso foi relatado e será encaminhado a FUNAI, Policia Federal, Exercito IBAMA e MPF para as devidas providencias”.

Em relação a afirmação do senador de que o conflito seria por conta da possibilidade de contaminação por coronavírus na região, que estaria preocupando os índios que fecharam as comunidades e que estão isolados, o CIR esclareceu que:

“Como é de conhecimento de todos, estamos enfrentando a pandemia do novo coronavirus, Covid-19 no Brasil, em razão disso as lideranças estão fechando o acesso às comunidades e proibindo a circulação de pessoas, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde, com apoio do pelotão do exercito de Uiramutã.  Mas reiteramos que não houve conflito entre as comunidades citadas pelo Senador”