Cotidiano

Servidores estariam furando a fila da vacina contra covid-19

Segundo denúncia de moradores e servidores municipais de Pacaraima, a Secretaria Municipal não está seguindo lista de prioridades da vacinação

Moradores e servidores municipais de Pacaraima entraram em contato com a equipe de reportagem FolhaBV, para denunciar que a Secretaria Municipal não está seguindo o calendário de prioridades no que se refere a faixa etária para vacinação contra a covid-19.

Segundo os denunciantes, os servidores de outras secretarias estão sendo vacinados, sendo que a prioridade é para que o imunizante chegue primeiro aos idosos e profissionais da saúde.

“Um absurdo o que está acontecendo aqui em Pacaraima. A gente vai reclamar, saber por quê estão fazendo isso, e somos ignorados”, ressaltou um servidor municipal de Pacaraima, que pediu anonimato.

Ele disse que o desrespeito é ainda maior com os idosos, que fazem parte do grupo prioritário e estão sendo deixados de lado, quando estão priorizando servidores de outras secretarias. “Da Saúde eu entendo, está tudo certo, mas vacinas outros servidores que nem são do grupo de prioridade é complicado”, completou. 

OUTRO LADO – A Prefeitura de Pacaraima, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, enviou nota à redação da FolhaBV. Confira na íntegra: 

NOTA INFORMATIVA

A prefeitura Municipal de Pacaraima, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem por meio deste, esclarecer que tem seguindo à risca o Plano Nacional de Imunização elaborado pelo Ministério da Saúde, de acordo com as suas etapas de vacinação.

Atualmente apenas os profissionais da Saúde estão sendo imunizados com a vacina do antígeno do vírus inativado SARS-CoV-2, bem como os idosos com idade igual ou superior a 75 anos. Vale ressaltar que a vacinação de outros grupos prioritários ainda não foi iniciada pela indisponibilidade de vacina no âmbito Nacional.

O PNI Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA trabalham em conjunto para garantir a eficácia da vacinação contra a COVID-19 em Pacaraima, estamos cientes de que qualquer inclusão de público fora das diretrizes do Plano Nacional de Imunização podem comprometer o abastecimento dos imunobiológicos e acarretar na paralização das atividades de vacinação no Município. Também estamos cientes de que a vacinação indevida de funcionários poderá ser judicializada criminalmente, portanto, trabalhamos da forma mais transparente possível com informações que são envidas quinzenalmente para o Ministério Público, a fim de evitar transtornos relacionados à vacinação.

Publicidade