Cotidiano

Tráfego foi liberado na RR 203 na manhã deste sábado

O tráfego no trecho da RR 203, próximo à sede do município do Amajari, interditado na noite dessa sexta-feira, 4, por causa do transbordamento do rio Amajari, foi liberado na manhã deste sábado, 5.

Matéria atualizada às 16h30 com informações da Defesa Civil*

De acordo com o diretor executivo da Defesa Civil Estadual, coronel Cleudiomar Ferreira, o trânsito está liberado para veículos de grande porte, e os carros pequenos estão atravessando com apoio de reboque, feito por um trator oferecido pela Prefeitura do Amajari.

“O transbordamento do rio ocorreu na manhã de ontem e fomos acionados pela Defesa Civil do Amajari. Desde então, estamos auxiliando pessoas e veículos a atravessarem. À tarde, foi necessário usar o trator para rebocar veículos pequenos. Picapes e carros maiores continuaram passando normalmente. À noite, o nível do rio ultrapassou 50 centímetros e foi necessário interromper o trânsito. Hoje pela manhã, o nível da água diminuiu dez centímetros e o tráfego foi liberado. Carros pequenos continuam atravessando o trecho com apoio de reboque”, explicou o diretor.

Segundo ele, o monitoramento é permanente e se o nível do rio subir, ocasionando riscos na travessia, a via será novamente interditada nesse trecho.

Também no município do Amajari, outra equipe da Defesa Civil está fazendo baldeação de pessoas, veículos e provisões na região do Projeto de Assentamento Amajari, onde o Igarapé Acará transbordou e inundou a vicinal de acesso, inviabilizando o transporte terrestre e deixando a população local isolada.

Conforme a Defesa Civil, residem nessa região 219 famílias e existem diversas fazendas, com produção de banana e de milho, além de criação de gado de corte e de peixes.

“Na manhã de ontem [4], a equipe foi para a região do P. A. Amajari e iniciou o trabalho de baldeação para as pessoas que precisam vir ao Amajari ou ir para Boa Vista. Esse trabalho continuou ao longo do dia, e hoje [5] a equipe permanece lá, fazendo a travessia de pessoas, motocicletas, gêneros em geral e provisões”,

De acordo com o relatório enviado pela equipe que está na região, as águas do Igarapé Acará não baixaram.

O trabalho da Defesa Civil Estadual na região, além dos serviços efetivados na RR 203 e na vicinal de acesso ao P. A. Amajari, incluiu vistorias das estradas e pontes de regiões alagadas na Ilha do Piranha, rio Uraricoera.

Dicas de segurança

O Governo de Roraima alerta a população que reside próximo a rios e igarapés para possíveis elevações rápidas dos níveis de água, reforçando o pedido para redobrar a atenção durante os deslocamentos pelas BRs, RRs e vicinais, recomendando a todos que não tentem realizar a travessia de trechos onde há transbordamento.

Moradores de encostas de serras devem ficar atentos a possíveis deslizamentos de terra. A recomendação é que, se possível, deixem as residências principalmente durante chuvas intensas.

As equipes do CBMRR e da Defesa Civil estão em campo diariamente realizando vistorias e ações emergenciais por todo o Estado.