Cotidiano

Tremor de terra de 4,7 graus é sentido em Rorainópolis

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo sísmico foi localizado perto da divisa com o estado do Amazonas a cerca de 150 a Leste-Nordeste do município de Barcelos.

Os moradores do município de Rorainópolis, região sul do estado, sentiram um tremor de terra de 4.7 graus por volta das 23h30 (horário local) dessa terça-feira, 27.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo sísmico foi localizado perto da divisa com o estado do Amazonas a cerca de 150 a Leste-Nordeste do município de Barcelos.

O USGS informou ainda que o terremoto no Amazonas e Roraima teve uma profundidade de apenas dez quilômetros, logo foi um tremor muito raso e com potencial de causar danos menores perto do epicentro.

As estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR), operadas pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) registraram o evento que foi sentido também em Manaus, segundo a população local. Apesar do susto, até o momento, não há relatos de que tenha havido danos ou feridos.

O último evento registrado pela RSBR no estado do Amazonas ocorreu em 10 de março deste ano, no município de Presidente Figueiredo e teve magnitude calculada em 3.9. Segundo Juraci Carvalho, sismólogo do Observatório Sismológico da UnB, instituição que também integra a RSBR, nos últimos 10 anos ocorreram 31 eventos nesta região, sendo que os tremores de magnitude igual ou superior a 4 têm uma certa frequência.

Leia mais: 

Tremor de terra assusta moradores de Boa Vista – Folha de Boa Vista