Cotidiano

Vídeo mostra desvio no rio Mucajaí feito por garimpeiros

No vídeo, o garimpeiro falam que foram três pares de máquinas para fazer o desvio de 130 metros no rio Mucajaí

Nas últimas semanas, a Polícia Federal de Roraima (PF-RR) com apoio da Força Aérea e Exército Brasileiro, desarticulou quatro áreas de garimpo ilegal na região da Terra Indígena Yanomami. E várias outras ações já foram realizadas no estado.

Porém, a atividade garimpeira ainda segue em funcionamento no percurso do rio Mucajaí, conforme vídeo recebido pela reportagem da FolhaBV.

Na filmagem, um garimpeiro mostra a alteração de, segundo ele de 130 metros de largura no rio Mucajaí. “Esse aqui é o rio Mucajaí, olha a largura que nós deixamos ele. Foram três ‘par de máquina’ para fazer o desvio de 130 metros”, disse.

O responsável pela filmagem ainda parece comemorar o trabalho realizado. “Agora estamos trabalhando no leito do rio”, afirma.

Nas imagens é possível ver a dimensão da área que foi alterada no leito do rio Mucajaí. Porém não se sabe qual a localização exata da atividade garimpeira, já que a bacia percorre o do município de Mucajaí até o leste de Roraima, área da TI Ianomami.

ALERR – O vídeo, de um minutos e dez segundos, foi alvo de repúdio pela deputada Lenir Rodrigues (Cidadania), durante sessão desta quarta-feira, 31, na Assembleia Legislativa de Roraima.

A parlamentar lembrou que a água é um recurso natural finito, e que pode acabar devido à contaminação dos leitos dos rios, por exemplo.

“Ando muito pelo nosso estado, e é perceptível que nossos rios e igarapés não estão tão bonitos e saudáveis quanto antes, padecendo da falta de consciência da própria população. Esse vídeo mostra o desvio e destruição do rio Mucajaí por maquinários utilizados para atividade de mineração”, apontou.

“São imagens fortes e tristes. Eu sou natural de Mucajaí, me criei naquele município, na beira do rio, e estou indignada e estarrecida. Não posso me calar. Não podemos ver com naturalidade essa situação”, disse, ao destacar a possibilidade da disseminação de doenças, com o câncer devido à contaminação das águas pelo uso de mercúrio.

“O número de casos de câncer no nosso estado é assustador. Promovo pessoalmente diversas campanhas que atendem pacientes com perucas e lenços, e tenho acompanhado de perto essa temática. É preciso olhar com mais cuidado essa situação. Mucajaí sempre bebeu água limpa, sempre teve muito peixe, e essas atividades feitas de forma ilegal e irresponsável estão matando pessoas”, ressaltou Lenir Rodrigues.

A deputada concluiu seu discurso, afirmando entender a necessidade de trabalho das famílias que vivem em Roraima, mas salientou que é uma questão muito complexa para que suas consequências sejam minimizadas, como vem acontecendo.

“Quero informar que encaminhei o vídeo para o presidente da comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Assembleia Legislativa para que seja analisado e tomadas as providências cabíveis ao Poder Legislativo. Temos que debater esse assunto antes que o resultado disso tudo seja o caos ecológico com a morte do rio Branco”, afirmou.

OPERAÇÕES – No estado duas operações têm realizado o trabalho de desativação do garimpo ilegal: Ianomami 709 e Verde Brasil 2.

A Operação Verde Brasil 2 combate ilícitos ambientais na Amazônia Legal e iniciou em 11 de maio de 2020, com duração prevista até 30 de abril deste ano. A operação conta com esforço conjunto das Forças Armadas e do Grupo Integrado de Proteção da Amazônia (GIPAM).

Já a Operação Ianomami 709 faz referência à determinação da retirada de invasores em áreas indígenas para contenção do avanço da Covid-19 nas comunidades (Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental 709). Nos dias 16, 17 e 19 de março deste ano, a PF-RR apoiou ação do Exército contra garimpos nos municípios do Uiramutã, Normandia e Alto Alegre.

ÓRGÃOS COMPETENTES – A FolhaBV entrou em contato com o Exército e polícias Federal Nacional e de Roraima, e aguarda retorno.

Confira o vídeo: