Polícia

CNH digital já está disponível para condutores roraimenses

O Detran está emitindo, desde maio de 2017, o documento com QR-Code; CNH-e é opcional e gratuita

O Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR) iniciou ontem, 2, a emissão da Carteira Nacional de Habilitação Digital (CNH-e). Conforme resolução de março do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), estados têm até 1º de julho deste ano para implantar a CNH-e.

Para a governadora Suely Campos, a CNH digital é um passo importante para facilitar a vida das pessoas tornando acessível um documento tão importante quanto à habilitação. “Estamos dando um passo à frente com o uso da tecnologia hoje neste lançamento. Eu já aproveitei e renovei a minha CNH, emitindo a versão digital. Esse é um serviço que vem a facilitar a vida de todos os motoristas. Nos dias atuais quase tudo é acessado pelo telefone e o Detran segue no mesmo caminho da informatização dos nossos serviços”, disse Suely.

Roraima possui pouco menos de 160 mil condutores, destes, 34 mil já estão aptos a emitir o documento digital. Por mês, são emitidas em média 3.500 novas habilitações. Segundo o diretor do Detran-RR, Titonho Beserra, a habilitação com QR-Code está sendo emitida desde 1º de maio de 2017 e é necessário para que condutor possa fazer o processo de digitalização.

Caso o condutor queira o documento digital e não possua a última versão da CNH, ele pode antecipar a renovação ou solicitar uma segunda via através do site do Detran (www.detran.rr.gov.br). Após a emissão da CNH com o QR-Code, o usuário poderá obter a CNH digital.

PASSOS – A nova habilitação digital é opcional para o condutor e para quem optar em obtê-la poderá seguir os seguintes passos:É preciso ter o e-mail e o número do telefone celular atualizados no cadastro no Detran; acesse o portal de serviços do Denatran e realize o cadastro do usuário; vá ao menu ‘CNH Digital’ e clique em ‘Ativação’ para receber um e-mail com o código de validação; baixe o aplicativo ‘CNH Digital’; o primeiro acesso será com CPF e a senha do portal de serviços do Denatran; logo após aparecerá um campo para digitar o código de ativação e em seguida será necessário cadastrar uma nova senha com quatro dígitos; feito isso, a CNH Digital será gerada. (C.O.)

Publicidade