Meditação: Qual é a melhor hora para meditar? - Folha de Boa Vista
SAÚDE MENTAL
Meditação: Qual é a melhor hora para meditar?
Confira dicas que podem te ajudar a praticar a meditação e desligar a mente
Por Folha Web
Em 22/06/2022 às 10:09
A meditação consiste em repousar o corpo e aquietar a mente para perceber a consciência (Foto: Divulgação)

A prática de meditação é uma excelente forma de diminuir a ansiedade e priorizar a saúde mental. Mas existe um horário adequado para a prática? De acordo com a instrutora de yoga e psicóloga Levine Carvalho, meditar ao acordar é uma prática bastante popular e recomendada.

“Os grandes mestres da meditação incentivam a yoga a partir das 4 horas da manhã, quando o dia está amanhecendo é um horário bem silencioso que ajuda a concentração. Mas isso também depende de qual horário a pessoa se sente bem para a prática, Isso vai depender da sua rotina, do quanto você está acostumado a praticar meditação e, claro, da sua própria experiência” explica. 

Também é uma boa ideia caso você seja iniciante - manter a sua prática pela manhã é uma boa forma de garantir que você vai conseguir sustentá-la, já que ao longo do dia os imprevistos podem aparecer.  “Reserve um momento do seu dia para colocar em prática a meditação, nem que seja por cinco minutos. Colocar um som de mantras ou som da natureza ou até mesmo o som dos passarinhos ao acordar, deixa entrar a luz do sol se for pela manhã” recomenda.

Caso a pessoa prefira meditar durante a noite, ela indica o uso de velas aromatizantes que perfumem o ambiente.  “Coloque uma vela aromatizante ou utilize a cromoterapia, luzes de cores suaves para melhor concentração. Pode acender um incenso ou aromatizador no ambiente que ajuda a relaxar, acalmar e centrar. Sente-se em posição confortável com a coluna ereta em um tapete, almofada, cadeira, como preferir” relata.

É importante ficar distante de barulhos, distrações ou possibilidades de interrupção e usar roupas confortáveis (Foto: Divulgação)

Dicas para iniciantes

A meditação é uma prática milenar surgida no oriente. Consiste em repousar o corpo e aquietar a mente para perceber a consciência. Para começar a prática é necessário criar um ambiente propício para a prática. Então para isso é necessário desliguar a televisão, colocar o celular no modo silencioso e procurar por um lugar tranquilo. 
É importante ficar distante de barulhos, distrações ou possibilidades de interrupção e usar roupas confortáveis. Diminuir a luz e, se desejar, adicionar uma música ambiente, em volume baixo, que inspire calma podem ajudar.

Por Raísa Carvalho


VÍDEOS RECOMENDADOS
***

Quer o site da FolhaBV com menos anúncios?

Um jornalismo profissional com identificação e compromisso com o regional que fiscaliza o poder público, combate o autoritarismo e a corrupção, veicula notícias interessantes, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. São mais de 50 reportagens todo dia. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?

ASSINE A FOLHABV
Gostou?
2
0
Cadastrar-me Enviar Comentário
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!