Pais e filhos

Psicóloga ressalta a importância da ‘pausa’ para cuidar da saúde mental

“Precisar de uma pausa não é sinônimo de fraqueza” diz psicóloga

Com uma rotina frenética e agenda lotada de compromissos, fica cada vez mais difícil cogitar a ideia de parar por alguns dias, por mais que nosso corpo e mente peçam por isso.

Recentemente, vimos os casos da cantora Simaria, da dupla Simone e Simaria e do influenciador Ivan Ferreira conhecido como Luva de Pedreiro anunciaram uma pausa nos trabalhos. Simaria relatou que iria focar na saúde mental, enquanto Iran disse que iria ficar alguns dias sem postar vídeos para “esfriar a cabeça”.

Segundo a Associação Internacional de Gestão de Estresse (ISMA), cerca de 33 milhões de brasileiros sofrem com a Síndrome de Burnout, distúrbio psíquico causado pelos altos níveis de estresse e pelo desequilíbrio emocional. Os principais propulsores são o excesso de trabalho e a rotina desgastante, levando o profissional ao desgaste físico e emocional.


A psicóloga Ana Paula Araújo ressalta a importância do debate sobre o assunto (Foto: Arquivo Pessoal)

Precisar de uma pausa não é sinônimo de fraqueza

A psicóloga Ana Paula Araújo ressalta a importância do debate sobre o assunto. “É necessário que se fale da negligência dos sintomas psicológicos (emocionais e cognitivos). Somos ensinados que precisamos  “dar conta” de tudo, apesar da sofrimento,pois a pausa muitas vezes é vista como sinônimo de fraqueza ou incompetência” explicou.

Ela diz que muitas vezes a necessidade de descansar e cuidar da saúde mental é julgada de forma negativa. “Fazendo uma comparação com sintomas físicos, é
possível perceber como a pausa é mais aceita. Pois a pessoa que apresenta fadiga fisica, lago é afastada ou estimulada a se afastar para tratar o problema, enquanto a pausa para o cuidar da fadiga emocional é julgada sem levar em consideração quais sofrimentos podem ocasionar” explica.

Neste sentido, além do autocuidado, a pausa para priorizar a saúde mental é de suma importância para a naturalização do cuidar emocional. “Principalmente no contexto atual em que vivemos. Pois quem não trata a saúde, vai precisar tratar a doença e prevenção em saúde mental, também é importante” explicou a psicóloga.

Hora de parar

Segundo a psicóloga, alguns sintomas simples que passam despercebidos podem ser os primeiros sinais de que é hora de parar.
“O cansaço, irritação sem motivo aparente, crises de choro, insônia, procrastinação, ganho ou perda de peso de forma repentina são alguns sinais de uma crise emocional. Mas também é necessário observar episódios ansiosos ou explosões agressivas, alergias sem causa aparente, estresse, entre outros sinais” comenta.

Para Ana Paula, esses sinais irão se apresentar de formas diferentes, de acordo com o ambiente em que a pessoa vive. “Por isso a importância em se falar de saúde mental, para que as pessoas conheçam as próprias emoções e consigam identificar quando acontece alguma mudança em si e assim fazer pausas sem a necessidade de só parar quando algo mais grave acontecer” finaliza.

Por Raísa Carvalho