Política

Caixa 2 não tem a mesma gravidade que corrupção, diz Moro

Ministro afirmou nesta semana que prática é menos grave do que corrupção, indo contra declarações passadas de sua época como juiz

A afirmação do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, sobre a criminalização do caixa 2 gerou críticas a respeito da prioridade do governo em criminalizar políticos que tenham praticado o delito durante campanhas eleitorais. Moro confirmou que o motivo do “fatiamento” do seu pacote anticrime é uma estratégia para aprovação das demais medidas referentes à segurança pública no Congresso.

“Caixa 2 não é corrupção. Existe o crime de corrupção e o crime de caixa 2. Os dois crimes são graves”. “Houve reclamações por parte de agentes políticos de que o caixa 2 é um crime grave, mas não tem a mesma gravidade que a corrupção, que crime organizado e crimes violentos”, disse.

A fala vai contra alguns de seus argumentos utilizados no passado, enquanto era juiz da Vara Federal de Curitiba responsável pelas investigações da Operação Lava Jato. É possível observar que a partir de 2018, mesmo antes de ter sido escolhido para ser ministro do governo Jair Bolsonaro, Sergio Moro começa a divergir de opiniões anteriores.

Fonte: Portal Terra