Cotidiano

Caixa é o primeiro banco a oferecer consignado com garantia do FGTS

Trabalhadores devem ter conta na Caixa, receber o salário nesta conta e ter saldo de FGTS compatível com o valor do empréstimo desejado

Os trabalhadores da iniciativa privada poderão utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como crédito consignado pela Caixa Econômica Federal.

Em anúncio feito nessa semana, o presidente da estatal, Nelson de Souza, disse que a medida já está valendo e que o banco é o primeiro a oferecer a modalidade com a taxa de 2,63% ao mês, de acordo com o perfil do empregador e do cliente de pessoa física.

A modalidade de consignado é um tipo de empréstimo pessoal, cujo pagamento é descontado no contracheque do funcionário da empresa e repassado para o banco.

De acordo com o superintendente regional da Caixa em Roraima, Severino Ribas, no FGTS se mantém com a mesma forma, em que o trabalhador tem que ter margem de 25% a 30% do salário, além de contrato ativo com a empresa e uma conta ativa na Caixa, onde é depositado o salário todos os meses pela empresa. 

Com a medida, a Caixa pretende aumentar o volume do crédito direcionado aos trabalhadores por meio da oferta de taxas mais competitivas, com parte dos recursos da conta vinculada do FGTS nos casos de rescisão de contrato sem justa causa, culpa recíproca ou por força maior.

Para que tenha acesso à modalidade, a empresa precisa fazer um convênio de consignação com a Caixa, que será avaliada comercialmente e financeiramente pela instituição bancária.

“É necessário que as empresas se adiantem e façam o convênio com a Caixa. A empresa vem, abre conta na Caixa, apresenta documentação de risco de crédito. Fazemos o convênio e aí sim o trabalhador pode vir aqui retirar o crédito. Lembrando que o crédito de FGTS na Caixa, o trabalhador tem que ter a conta salário no banco”, explicou o superintendente.

Ribas enfatizou ainda que outras instituições poderão operar essa modalidade, mas terão um processo diferenciado do que da instituição estatal, já que é possível levar somente o número do PIS e já pode ser consultado o saldo de garantia.

REQUISITOS – Além de o empregador possuir o convênio consignado ativo com a Caixa; o empregado deve possuir margem consignável disponível para averbação de parcela em folha de pagamento; vínculo empregatício de, no mínimo, 12 meses junto à empresa do setor privado; ter saldo de FGTS compatível com o valor do empréstimo desejado.

“É um crédito que vai ampliar as oportunidades de mercado para o trabalhador e obviamente para as empresas porque é um empréstimo, por ser descontado na folha, tem sempre um juro mais barato e, com isso, movimenta a economia”, destacou. 

DOCUMENTOS – Para realizar o procedimento, o empregado deverá comparecer à Caixa Econômica Federal com comprovante de renda, residência e documentos pessoais de identificação. As empresas já podem procurar a instituição para abertura da modalidade. Em casos de dúvida, o banco está colocando à disposição o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) por meio do telefone 0800 726 0101. (A.P.L)