Cotidiano

Caminhada para conscientização acontece nesse sábado

Evento será na praça Fábio Paracat, a partir das 18h

A União de Pais e Pessoas com Autismo de Roraima (Uppa-RR) irá lembrar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, comemorado no dia 2.

A entidade realizará a 1ª Caminhada de Conscientização do Autismo Boa Vista, que acontecerá nesse sábado (6), a partir das 18h, na Praça Fábio Paracat – Centro (em frente à Câmara de Vereadores).

A ideia com o evento, segundo Roberta de Barros, membro da Uppa, é levantar o debate na sociedade sobre o autismo. “A palavra que sintetiza essa caminhada é conscientização”, disse.

Roberta disse que durante o evento a Uppa dará continuidade ao cadastramento de autistas, mesmo ação que foi realizada em fevereiro deste ano, quando se identificou que Roraima tem 80 autistas.

“Iremos levar dados importantes como faixa etária, quantos eles são, quantos estudam e qual série, quantos estão no mercado de trabalho, para as secretarias estaduais de Saúde, de Trabalho e Bem-Estar, Municipal de Educação e outros, para que se possam melhorar o atendimento a esse público”, comentou Roberta.

Ela fez uma avaliação sobre as políticas públicas para os autistas em Roraima e disse que estão muito atrasadas. “Por falta de conhecimento não tem como fazer um atendimento adequado, por meio de especialidades certas para nossos autistas, faltam profissionais capacitados, mais locais para tratamento”, ressaltou.

Segundo Roberta, não adianta pegar qualquer psicólogo e fonoaudiólogo para fazer o atendimento à criança. “O profissional que trabalha com o autista tem que ser capacitado para tal finalidade”, explicou a integrante da Uppa.

Ainda no evento, os participantes da Uppa irão promover outras atividades, por meio de materiais de comunicação alternativa, para demonstrar para as mães quais são os brinquedos, as gravuras e o que se pode fazer em casa para despertar a criança para o mundo real.

“Não adianta pagar várias terapias se em casa não se adequa o ambiente para essa criança. São coisas simples feitas com garrafas pets e outros recicláveis”, disse Roberta.

O que é o Autismo

O Autismo não é uma doença, mas sim um transtorno do neurodesenvolvimento, conhecido por “Transtornos de Espectro Autista – TEA”.

Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.