Política

Caminhoneiros descartam realizar nova paralisação geral

De acordo com a categoria, o Governo se comprometeu a aumentar o piso mínimo do frete e atrelar o reajuste da tabela ao preço do diesel

Após reunião de cinco horas com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, representantes do movimento dos caminhoneiros anunciaram a suspensão da greve geral que a categoria pretendia deflagrar nas próximas semanas.

A imprensa, o movimento informou que o governo assegurou que irá atender duas das principais reivindicações dos trabalhadores: aumentar a fiscalização do piso mínimo do frete e atrelar o reajuste da tabela ao preço do diesel.

Por meio de nota, o Ministério da Infraestrutura destacou que conseguiu firma junto aos caminhoneiros a criação de uma agenda de trabalho, cuja finalidade seria de amortecer o impacto da variação do preço do diesel.

A pasta também se comprometeu en eliminar a aplicação de “multas desnecessárias”; transferir o custo do diesel para a tabela de frete; fazer uma “fiscalização; e celebrar um termo de compromisso com as entidades que representam a categoria “para tornar mais efetiva a fiscalização”.

Atualmente, a lei já permite reajustar a tabela do frete automaticamente quando o diesel sobe mais de 10%. O ministério não explicou que irá diminuir esse percentual. Além disso, não disse a atual tabela atualmente será reajustada.

*INFORMAÇÕES: O GLOBO.