Cotidiano

Campanha “Agosto Dourado” começa nesta quarta-feira

O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação

A abertura da programação será às 9h, desta quarta-feira, 1°, com uma palestra dos acadêmicos de medicina, no HMI (Hospital Materno Infantil) para mães e mulheres com bebês recém-nascidos. Além disso, haverá uma exposição de fotos do Projeto Mamar Infinito, no Roraima Garden Shopping a partir das 19h.

Agosto é o mês destinado a incentivar mães a praticarem o aleitamento materno, pois o leite humano é a melhor maneira de garantir os nutrientes necessários aos recém-nascidos até os seis meses de idade, além de combater a mortalidade infantil.

De 1° a 7 de agosto, a Semana Mundial de Aleitamento Materno promoverá um amplo debate sobre o assunto, com o tema “Amamentação é a base da vida”.

A programação inclui diversas ações, como palestras, roda de conversa, práticas de beleza e desenho artístico nas gestantes. Para encerrar as atividades e incentivar a amamentação, ocorrerá a 5° edição do “mamaço”, com as mães que amamentam.

BANCO DE LEITE – O Banco de Leite Humano Marilurdes Albuquerque do HMINSN (Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazareth) concentra toda a doação de leite de Estado, por isso, realiza um trabalho contínuo de sensibilização das mães sobre a importância do aleitamento materno. Esse trabalho é realizado por meio de duas palestras diárias, onde são dadas informações sobre amamentação para que as mães continuem o aleitamento quando retornarem para casa.

O Governo do Estado executa também o projeto Bombeiro Amigo do Peito, para a coleta do leite direto na casa as mães. O serviço conta ainda com agentes treinados para tirar dúvidas em domicílio sobre aleitamento e repassar informações sobre o banco de leite.

Para ser uma doadora ou procurar os serviços da unidade, basta se dirigir ao Banco de Leite, o que pode ser feito tanto por mães que estejam internadas no HMISN ou lactantes externas, ou entrar em contato pelos telefones 4009-4909 e 0800 782 0177.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

DIA 01/08 (quarta-feira) Abertura

– Palestra sobre o tema Amamentação é a base da vida.

Palestrante: Acadêmicos de Medicina.

Local: Hospital Materno Infantil

Público: Gestantes e Puérpera

Horário: 9h

 

– Lançamento nas redes sociais do Editorial de Moda da Loja Menina do RIO, com as mães que amamentam

 

– Abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno Exposição de fotos do Projeto Mamar Infinito (fotografa Vanessa Babora)

Local: Shopping Garden

Horário: 19h

 

– Palestra sobre o tema Amamentação é a base da vida.

Palestrante: Acadêmicos de Medicina.

Local: Hospital Materno Infantil

Público: Gestantes e Puérpera.

Horário: 9h

 

– AÇÃO SESC – Início da arrecadação de potes de vidro para o armazenamento de leite materno, realizada em parceria com as empresas Pau Brasil e Construshop caçari.

Stand com caixa de arrecadação dos potes, material educativo e orientações sobre o tema.

Pontos de coleta: Centrais de atendimento (CRC), Núcleo de saúde e nas empresas Pau Brasil e Construshop Caçari.

Público alvo: Comunidade em geral. todo o mês entrega de vasos

DIA 02/08 (quinta-feira)

– Palestra sobre aleitamento materno

Local: FQA

Horário: 8h e 15h

 

DIA 03/08 (sexta-feira)

– Roda de conversa sobre a importância da ordenha, para as mães da casa da gestante com recém-nascidos na UTI neonatal, em parceria com a ONG da Prematuridade.

Local: UTI NEONATAL

Horário: 15h

 

 DIA 07/08 (terça-feira) Encerramento

IV MAMAÇO

Horário: 9h

Café da manhã

Ação de beleza realizada em parceria com o Projeto Meu bebê minha vida

Desenho Artístico em Gestantes, com o Artista Plástico Edinel Pereira

Sorteio de Brindes

Local: HMI

Público alvo: Mães que amamentam