Saúde e Bem-estar

Campanha arrecada lenços para mulheres com cancêr

Campanha do Sesc arrecada lenços para pacientes com câncer

Foi durante uma campanha, que a professora Greyce Kelly Calheiros, descobriu um nódulo no seio. Enquanto no Brasil, metade dos casos são descobertos quando já estão em um estágio avançado.O diagnóstico precoce foi fundamental para que ela conseguisse a cura.

Para ela, é importante estar atenta a qualquer sinal que possa ser identificado como um tumor, mesmo fora da fase em que se é indicado a realizar os exames mamários.

“Na campanha do ano passado, tive a oportunidade de identificar um caroço da mama do lado direito, logo procurei um médico e fiz o tratamento. Com toda certeza, o exame preventivo na etapa inicial foi essencial para minha cura”, declarou.

Após o tratamento de seis meses, ela conseguiu dissipar o nódulo que não chegou a se transformar em maligno. Segundo ela, quando soube da notícia, sentiu medo. “Quando descobri a primeira coisa que nos vem à cabeça é o câncer, é imaginar como seria tudo, caso eu não tivesse descoberto o diagnóstico cedo” relatou.

CAMPANHA

Em outubro, campanhas que incentivam mulheres a procurar o diagnóstico do câncer de mama é realizado em todo o Brasil. Dentro dessa programação, lenços estão sendo arrecadados durante o mês de outubro para pacientes em tratamento da Liga Roraimense de Combate ao Câncer. A ação faz parte

da campanha ‘Outubro Rosa’ do Sesc Roraima que tem como foco a sensibilização e importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama.

Segundo a organização, o principal objetivo da campanha é incentivar mulheres com idade entre 40 e 69 anos a fazerem os exames mamográficos para prevenir a doença ou descobrirem um possível diagnóstico de maneira precoce, de modo a aumentar as chances de cura. A prevenção ainda é a melhor aliada no combate à doença.

COMO AJUDAR?

Os interessados em ajudar na campanha, devem levar os Lenços em um dos nossos pontos de coleta:

– Escola Sesc e Academia – Rua João Barbosa, Nº143 – Mecejana;

– Restaurante Sesc Orla – Rua Floriano Peixoto, Nº156 – Centro;

– Supermercado Novo Tempo – Av. Major Williams, Nº1768 – São Francisco;

– Supermercado Novo Tempo 02 – Av. Mario Homem de Melo, Nº2213 – Mecejana;

– Supermercado Novo Tempo 03 – Rua José Aleixo, Nº2657 – Asa Branca


OUTUBRO ROSA

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

LIGA RORAIMENSE DE COMBATE AO CÂNCER

A Liga Roraimense de Combate ao Câncer, localizada na rua Avenida Ville Roy, 4706, Bairro Aparecida, zona sul da Capital, desenvolve neste mês de outubro trabalhos de conscientização através de palestras em escolas, órgãos públicos, nas igrejas e para a comunidade de uma forma geral.