Cotidiano

Campanha contra doenças em eliminação começa em abril

A Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde realizará de abril a junho a 5º edição da Campanha Nacional das Doenças em Eliminação nas Escolas. A campanha é uma estratégia da SVS para o enfrentamento da Hanseníase, Verminoses e Tracoma e será realizada em 13 dos 15 municípios de Roraima, beneficiando mais de 21 mil estudantes de cinco a 14 anos da rede pública de ensino. 

Em Roraima, a previsão é que a campanha inicie no próximo mês. As Gerências Estaduais dos programas de Hanseníase, Tracoma e Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar estão em fase de articulação com os municípios. O objetivo da ação é identificar e tratar os casos suspeitos de hanseníase e tracoma, assim como reduzir a carga parasitária de geo-helmintos nos municípios.

As atividades da campanha, que será realizada em Amajari, Alto Alegre, Boa Vista, Bonfim, Cantá, Caracaraí, Caroebe, Iracema, Normandia, Pacaraima, Rorainópolis, São Luiz e Uiramutã, incluem orientações sobre as doenças aos professores, pais e alunos. Para tanto, será utilizado na ação e mobilização da comunidade um material didático confeccionado pelo Ministério da Saúde.

Para detectar os casos de hanseníase será utilizado um formulário denominado ficha de autoimagem, onde os estudantes, junto com os pais ou responsáveis, responderão a um questionário e o devolverão para a escola. Após a devolução das fichas as crianças passarão por uma triagem e realização de exames. Os casos com lesões suspeitas de hanseníase serão encaminhados à unidade de saúde para averiguação diagnóstica e se preciso para tratamento.

Para o tracoma, os discentes serão submetidos ao exame ocular externo realizado por profissionais qualificados pelo Ministério da Saúde. Os casos positivos e seus contatos domiciliares serão submetidos a tratamento.

HISTÓRICO DA CAMPANHA – Em 2013, em sua primeira edição, a campanha foi realizada em 21.745 escolas distribuídas em 852 municípios de 25 estados. Mais de 4,4 milhões de estudantes receberam o formulário de autoimagem, destes 242 mil foram encaminhados para diagnóstico e 291 casos foram confirmados como hanseníase. Para geo-helmintíases foram realizados mais de 2,8 milhões de tratamentos em escolares e para o Tracoma foram examinados 434.743 escolares e diagnosticados 18.321 casos.

No ano de 2014, participaram da ação 1.227 municípios em 27 estados, onde 199.087 escolares foram examinados e destes, 427 casos de hanseníase foram confirmados. Foram tratadas 4,7 milhões de crianças para geo-helmintíases e para o Tracoma foram diagnosticados 25.173 casos.

Já em 2015 participaram 2.235 municípios em 27 estados do Brasil, representando 262% de ampliação em relação a 2013. Em 2016 foram atendidos na rede pública de ensino, Hanseníase-29.936 alunos, Tracoma-9.095 e Verminoses-12.236 alunos no Estado. (L.G.C)