Cotidiano

Campanha de vacinação tem início hoje em todo o país

Em Roraima 95 mil doses da vacina tríplice viral e 65,3 mil da poliomielite foram disponibilizadas para todos os municípios

Começou hoje, 6, a campanha nacional de vacinação contra o sarampo, caxumba, rubéola e a poliomielite. Segundo divulgado pelo Ministério da Saúde, a meta é que 95% de todas as crianças entre um a quatro anos de idade estejam imunizadas contra as doenças. 

Em Roraima 95 mil doses da vacina tríplice viral e 65,3 mil da poliomielite foram disponibilizadas para todos os municípios. A campanha foi deflagrada com uma coletiva no início da manhã desta segunda-feira, 6, e se estenderá até o dia 31 de agosto.

De acordo com o coordenador do Programa Nacional de Imunizações em Roraima, Rodrigo Denin, a orientação que o governo estadual está dando para os municípios é que as vacinas de tríplice viral sejam disponibilizadas para a faixa-etária de 6 meses a 49 anos, por causa dos recentes casos de sarampo registrados no Estado.

“Estamos prestando orientações para que todos os municípios ofereçam doses da vacina para uma faixa-etária de 6 meses a 49 anos. A campanha nacional abrange as idades de 1 a 4 anos, mas como Roraima possui a peculiaridade proveniente da atual situação do sarampo, queremos abranger um público maior. Geralmente crianças de até 12 meses possuem uma imunização própria, quando a mãe já se vacinou antes da gravidez. Porém, como estamos em um cenário delicado demais, não podemos dar uma margem tão grande para o vírus”, contou o coordenador.

Rodrigo Denin contou que a campanha do Ministério da Saúde servirá como uma forma de alertar à população quanto aos atuais casos da doença em Roraima, com o apoio da publicidade nacional. 

“Na campanha antecipada, em março, nossa meta era vacinar pelo menos 409 mil pessoas no Estado. Ao todo, só conseguimos entrevistar em torno de 230 mil. Com a campanha nacional, a meta agora é conseguir bater aquela que tínhamos proposto antes, abrangendo pessoas de até os 49 anos”, contou.

No dia D de imunização, que será 18 de agosto, Rodrigo Denin explicou que o governo está engajando ações pontuais que abranjam creches, escolas, locais públicos, e os dois shoppings da capital.

“As execuções de ações cabem aos municípios. Entretanto, procuramos auxiliar para que as metas estadual e federal sejam batidas. As ações serão focadas em crianças, obedecendo o comando nacional, mas pedimos para que as prefeituras orientem que qualquer pessoa de 6 meses a 49 anos que nunca se vacinou ou não teve sarampo pode pedir pela dose”, afirmou.

Boa Vista recebeu 30 mil doses da vacina contra a poliomielite e 15 mil doses de tríplice viral, contra o sarampo. A vacina contra pólio é destinada a crianças de 1 ano a menores de 5 anos. Para a prefeitura, a meta é vacinar mais de 29 mil crianças. Já o público alvo da vacinação contra o sarampo são crianças de seis meses a 14 anos, a população alvo estimada em Boa Vista para vacinar contra o sarampo nessa faixa etária é de mais de 60 mil.

Através de nota, a Prefeitura de Boa Vista reforçou que as duas doses da tríplice viral precisam ser tomadas para a garantia total de imunização. “A prefeitura já realizou diversas ações estratégicas de intensificação contra o sarampo e verificamos que foram vacinadas muitas pessoas apenas com a primeira dose da vacina, porém para a proteção completa precisa de uma segunda dose”, afirmou.