Cotidiano

Candidatos a intercâmbio na Europa passam por último teste

Uma prova oral foi a segunda etapa do processo para selecionar 5 alunos de inglês para intercâmbio em Malta

A Escola do Legislativo Cursos Preparatórios – Unidade Silvio Botelho realizou na manhã deste domingo (16), uma prova oral de inglês com 14 alunos que concorrem a cinco vagas para uma viagem para a República de Malta, país localizado no Sul da Europa. O resultado final será divulgado nesta terça-feira (18).

O intercâmbio terá duração de sete dias, previsto para o primeiro trimestre de 2019. Ele possibilitará maior contato com o idioma, colocando na prática o que os alunos aprenderam em sala de aula. 

Todos os concorrentes são alunos da Escola do Legislativo e já estão cursando o inglês avançado, sendo dois do Núcleo da Assembleia no município de Mucajaí, a 30 km de Boa Vista.

“Nossa proposta está sendo alcançada, além do que esperávamos. Nós ensinamos e incentivamos para que os aluno tenham as melhores oportunidades”, disse a coordenadora da unidade de ensino, Cristina Mello.

O professor de inglês, Guilherme da Mata, ressaltou que o intercâmbio é uma troca que aumenta o conhecimento. “Para mim é uma honra e para eles é um momento de êxtase, oportunidade única de experimentar uma cultura completamente diferente. Essa experiência se leva para a vida”, disse

A aluna Luciana Chaves Holanda, de 27 anos, estuda na unidade de Mucajaí e está esperançosa. “Tudo é imprevisível, mas estou segura com tudo que o professor passou. Todos os meus colegas estão torcendo por mim e estou com o coração a mil”, detalhou.

Há cinco meses no Brasil, Roniert José Aguey Sandoval, 18 anos, de Caracas (VEN), acredita que uma das vagas será dele. Ele conta como foi a saga para estudar os três módulos do idioma aprendendo português ao mesmo tempo.

“No começo foi complicado com as palavras, mas com o tempo fui melhorando e agora consigo compreender o português e o inglês. Quero muito ir, pois seria o primeiro da minha família a conhecer a Europa”, contou, ao salientar que a torcida dos familiares na Venezuela é grande.

INGLÊS – De agosto de 2017 até dezembro deste ano, quase 3 mil alunos passaram por 25 turmas de inglês pela Escola do Legislativo, somente em Boa Vista, nos níveis básico, intermediário e avançado. Destes, 45 candidatos se inscreveram e realizaram a primeira etapa, uma prova discursiva. Quem teve acima de 70% de acerto foi classificado para a segunda etapa.

A Escola do Legislativo-Cursos Preparatórios oferta cursos de línguas estrangeiras, de capacitação e qualificação para o mercado de trabalho, além da de preparatórios para concursos públicos, Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) e vestibular. As aulas e materiais para estudo são gratuitos.

A Unidade Silvio Botelho está localizada na avenida Sólon Rodrigues Pessoa, nº 1.313, no bairro Silvio Botelho, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h.