Cotidiano

Candidatos denunciam atraso na publicação de gabarito de concurso

Gabarito preliminar deveria ter sido publicado um dia depois da prova, o que não ocorreu; denunciantes afirmam não conseguir respostas de organização

Candidatos do concurso da Assembleia Legislativa continuam denunciando problemas na organização do certame.

Segundo eles, após a aplicação da prova no domingo passado, 23, o edital determinava que a publicação do gabarito preliminar seria feita um dia depois, entretanto, não foi o que ocorreu. Sem conseguir qualquer tipo de contato com os organizadores para solicitar esclarecimentos, os concurseiros se sentem prejudicados.

Uma das candidatas, que preferiu não ser identificada, relatou que conseguiu o contato direto do setor da superintendência da Assembleia, mas a única resposta que consegue é que é necessário aguardar.

“Deveria ter sido publicado às 14h no site, mas a Funrio está descumprindo o edital, não tem que aguardar. Esse comunicado está tanto no edital, quanto no rodapé do caderno de provas. Desde segunda-feira estamos aguardando e a Funrio sequer emitiu comunicado”, contou.

A denunciante completou dizendo que os candidatos querem a publicação do gabarito para saber se é possível entrar com recursos se houver necessidade de contestar alguma questão. Ela teme que, com o atraso na publicação, perca os prazos determinados pelo próprio edital para solicitar recurso.

“Já teve confusão na primeira prova que teve que ser remarcada e agora na demora na publicação faz com que a gente fique na dúvida que o tempo que passamos estudando foi desperdiçado”, desabafou.

Já a professora Aguida de Souza, que também fez a prova para o cargo de assistente legislativo, denunciou que a demora na publicação era uma falta de respeito. Ela tentou contato com a Funrio, mas não obteve nenhum retorno.

“Não retornaram, não responderam e sequer publicaram um edital retificando a data, explicando o porquê não cumpriram o último cronograma”, afirmou. 

Confusão e tumulto marcaram o dia da prova

Durante a aplicação da prova, outro ponto foi motivo de confusão e tumulto. De acordo com alguns candidatos, os fiscais não foram orientados como deveriam e impediram que parte dos concurseiros levasse uma folha de rascunho que estava no final do caderno de provas.

Conforme relembraram, o edital permitia que o candidato pudesse levar o caderno de provas a partir dos 30 últimos minutos finais do certame, já a folha de rascunho estaria liberada após 1h do começo da prova. A informação estaria também na capa do caderno que continha as normativas do certame.

“O item 2 falava sobre essa última folha e especificava o horário de ser entregue, mas ela não fazia parte do cartão-respostas porque estava escrito atrás que ela deveria ter sido destacada”, relembrou o consultor de vendas, Cláudio Pinheiro, candidato ao cargo de assistente legislativo. Ainda de acordo com ele, mesmo com a permissão para levar a folha, alguns candidatos não foram permitidos a deixarem o local de prova com ela, já em outras escolas não houve o mesmo problema.

Assembleia diz que gabarito será publicado hoje

Por meio de nota, a Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa esclareceu que a Funrio, fundação responsável pela organização do concurso público da Casa, informou que irá disponibilizar o gabarito e a imagem do cartão de respostas no site da instituição www.funrio.org.br nesta quarta-feira, 26, às 14h.

O prazo para recursos permanece, conforme edital, nos dias 8, 9 e 10 de outubro. Questionada sobre os motivos que levaram a demora na publicação, a Assembleia não respondeu. (A.P.L)