Cotidiano

Candidatos fazem fila para conseguir vagas em cursos

Inscrições para cursos no Senac iniciam nesta terça-feira, 22.

YARA WALKER

Colaboradora da FolhaWeb

O Programa Senac de Gratuidade já iniciou as matrículas,em  Boa Vista, que ocorrerá durante todo o dia na unidade São Francisco.E para tentar garantir as vagas, os candidatos enfrentam filas gigantescas na manhã desta terça- feira, 22.

Érica Santana, coordenadora de cursos do programa Senac de Gratuidade  explica que a procura é maior para as vagas gratuitas.

“Afinal de contas é uma possibilidade das pessoas se capacitarem para o mercado de trabalho. A gente não deixa de externar preocupação, porque tem pessoas que vem até o Senac e acabam dormindo na fila, mas ao mesmo tempo ficamos felizes  porque isso mostra o interesse do candidato pela oportunidade”, afirma a coordenadora.

Ainda de acordo com a Coordenadora, são ofertadas 700 vagas para a capital. “Nós vamos tentar atender a todos, estamos com uma equipe bastante preparada, com todos os colaboradores, para tentar atendê-los da melhor forma, mas quem não for  atendido hoje, poderá vir amanhã para efetivar a sua matrícula”, acrescentou.

Em Caracaraí e São João da Baliza as inscrições também começam hoje,22. Nos demais municípios, as inscrições têm datas diferentes, dia 29 de janeiro para São Luiz do Anauá e 4 de fevereiro para Rorainópolis. Tanto na capital quanto no interior, são ofertadas  mais de 1.500 vagas, distribuídas em 50 cursos, nas áreas de saúde, comércio, gestão e gastronomia.

Para fazer parte de uma turma, é preciso ter uma renda per capita de até dois salários mínimos federais (quando todos os tipos de rendimento são somados e então divididos por todos os habitantes da residência), estar matriculado ou ter feito a Educação Básica, estar desempregado ou empregado, ter cópias e originais do RG, CPF, Comprovantes de Residência e Escolaridade (mas cada curso pode pedir uma documentação específica).

Não é possível se matricular em dois cursos que vão ocorrer ao mesmo tempo.Senhas são distribuídas pelo menos uma hora antes de começarem os atendimentos, para evitar filas. Quem não conseguir se matricular, ainda pode entrar no cadastro reserva e ser avisado se ocorrer alguma desistência. 

Para saber todos os detalhes, é necessário fazer o download do edital 001/2019 para os cursos (No site, é na aba Editais > PSG).

Colaborou Antônio Sousa, repórter da Rádio Folha FM.