Cotidiano

Capes aprova Programa de Pós-Graduação em Comunicação

A Universidade Federal de Roraima recebeu no último dia 5 autorização pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação, a abertura de mais um Programa de Pós-Graduação, desta vez, em Comunicação (PPGCOM).

A área de concentração compreende a Comunicação, territorialidades e saberes amazônicos, as linhas de pesquisa voltadas para Comunicação, memórias e identidades Estudos de mídia, território e processos comunicacionais. 

O diretor do Centro de Comunicação, Letras e Artes Visuais (CCLA), Vilso Santi destaca a importância de ter alcançado este novo patamar no Campo da Comunicação. “As possibilidades de contribuição do desenvolvimento efetivo do Estado são significativas, por meio da pesquisa científica e da ciência” diz Santi.


Histórico – O pré-projeto de criação do Programa de Pós-Graduação em Comunicação foi planejado e discutido dentro do curso de graduação em Comunicação, habilitação em Jornalismo da UFRR, desde 2014. No entanto, em 2018, ele foi reestruturado agregando docentes dos cursos de Música e Artes Visuais, mostrando a integração no CCLA e foi submetida na plataforma disponibilizada pela CAPES que coleta propostas de pós-graduação. 

O projeto passa por uma série de avaliações, em média três níveis, técnica, de mérito e o resultado. Desde julho estava sob análise, somente no dia 05 de outubro foi liberado o resultado da aprovação do programa em comunicação, além da autorização para a abertura na instituição.

Há ainda mais uma etapa de avaliação que passa pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) que vai editar a portaria dando o aval para abrir o curso de Pós-Graduação em Comunicação na UFRR. 

Santi afirma que apesar das etapas e dos desafios a seguir, O PPGCOM é uma oportunidade que abre portas não só para a comunidade universitária como para a estrutura comunicacional do Estado de Roraima. 

Calendário e Previsões

Tramitação interna – Até dezembro 2018;

Abertura do processo seletivo – Janeiro 2019;

Início das atividades acadêmicas – Março 2019.