Cotidiano

Capital tem pelo menos sete prédios públicos abandonados

Entre eles estão o prédio do antigo Boa Vista Shopping, Seed, Segad, Sesp, Teatro Carlos Gomes, Ginásio Totozão e Praça Interativa José Renato Hadad

Você repara na nossa cidade? Chama-lhe a atenção às reformas e obras finalizadas que inspiram renovação? É mesmo lindo de ser ver. Mas, e quanto aos edifícios abandonados? Você repara? Bom, nem tudo são flores. Na contramão de uma boa vista, diversos prédios públicos em total estado de abandono refletem, no mínimo, a falta de cuidado com estas obras e um desperdício de dinheiro público. Atualmente, pelo menos sete prédios estão nessas condições.

Este ano, o antigo Boa Vista Shopping, localizado no bairro 31 de Março, completou três anos de descuido desde sua desocupação. Inicialmente, o prédio seria destinado para ser a nova sede da Secretaria de Estado de Gestão Estratégica e Administração (Segad). Contudo, no final de 2016, o espaço foi designado à Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) para ser a Casa do Trabalhador. Nada aconteceu.

O que se vê, três anos depois, é um espaço tomado por mato e entulhos. Roupas e marmitas pelo chão comprovam que o espaço foi utilizado por moradores de rua durante um bom tempo. No interior do shopping, permanecem as estruturas dos stands e placas das lojas. Nas portas, alguns tapumes impedem a entrada de pessoas, mas não impedem o crescimento de plantas ao redor.

No Centro Cívico, a pintura feita na entrada da antiga Secretaria Estadual de Educação e Desporto (Seed) pode ser considerada como uma maquiagem frente ao estado do prédio, que está sendo tomado por mato. Abandonado desde 2011, a obra ia passar por uma reforma em 2015. À época do anúncio, feito em janeiro, o projeto arquitetônico seria concluído em 120 dias e após a alocação de recursos, seria iniciada a obra.

Com o abandono, o lugar também passou a servir de abrigo para moradores de rua. Peças de roupas e marmitas encontradas no prédio dão a impressão de que até hoje o local seja utilizado, apesar dos episódios de incêndio registrados. O primeiro ocorreu em abril deste ano e o segundo no início deste mês. Ainda é possível sentir cheiro de queimado nas dependências do prédio.

A antiga sede da Secretaria Estadual de Gestão Estratégica e Administração (Segad), localizada na rua Major Manoel Correia, no bairro São Francisco, é outro resultado do descuido. A situação só não está pior pela presença de imigrantes venezuelanos que utilizam o local como forma de abrigo improvisado desde o início do ano. Antes disso, era possível encontrar vários preservativos usados e vestígios da presença de usuários de drogas.

Outro prédio em questão é o antigo edifício da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), localizado na Avenida Capitão Ene Garcez, no Centro. O prédio, que já pertenceu à extinta Guarda Territorial de Roraima e ao 6º Batalhão de Engenharia e Construção (6º BEC), hoje tem inúmeras janelas, portas e telhas quebradas, além da deterioração da pintura e acabamento.

Em outubro de 2015, O Governo anunciou que o espaço seria reutilizado para instalar o comando do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), e que o mesmo deveria ser inaugurado no ano seguinte. A retirada dos veículos apreendidos que ficaram por longos anos sob sol e chuva, virando sucata no pátio externo chegou a ser realizada, mas até o momento nada foi feito em relação ao edifício.

O Ginásio Poliesportivo Vicente Ítalo Feola, conhecido como Totozão, e Praça Interativa José Renato Hadad, dentro do Parque Anauá, também estão em situação de abandono desde 2015. A reportagem tentou verificar a área interior, mas as entradas foram trancadas com correntes e cadeados. A Praça Interativa, que fica ao lado do ginásio, está tomada pelo matagal, não permitindo uma visão ampla de quem passa por ali até mesmo a pé.

Outro caso está no Centro da capital. Há mais de 10 anos abandonado, o Teatro Carlos Gomes, localizado na Avenida João Pereira de Melo, virou alvo de furtos e abrigo para moradores de rua e viciados em drogas. Apesar de a Secretaria de Cultura do Estado (Secult) ter informado no ano passado que está mantendo a limpeza do local, a equipe de reportagem constatou que toda a área está tomada por lixo e destroços da estrutura.

Há mais de 10 anos abandonado, o Teatro Carlos Gomes virou abrigo para moradores de rua e viciados (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

Na área atrás do teatro, há uma rede e um varal com roupas, provando que o local é utilizado como abrigo. No início do ano passado, a Secult informou que o projeto de restauração do local estava pronto e em fase de alocação de recurso. À época, o valor da obra foi estimado em mais de R$ 1,5 milhão pela pasta. Contudo, mais de um ano após o anúncio, o prédio continua na mesma situação.

Governo se manifesta em relação a alguns prédios abandonados

Em 2016, o antigo Boa Vista Shopping foi designado à Setrabes para ser a Casa do Trabalhador, que nunca saiu do papel (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

BOA VISTA SHOPPING – A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) informou que o projeto arquitetônico para reforma do prédio foi concluído. Porém, em virtude da dificuldade financeira enfrentada pelo Governo do Estado, a captação de recursos dificultou o início da obra. No local, estão previstos o funcionamento de serviços de atendimento ao público que fazem parte do Departamento de Políticas de Emprego, Trabalho e Renda, como Balcão de Ferramentas, Programa do Artesanato de Roraima (PAR), Sistema Nacional de Emprego (Sine) e salas de qualificação.

No prédio da antiga Segad, situação só não está pior por presença de imigrantes que usam local como abrigo improvisado (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

SEGAD – O local está desativado desde a gestão passada, e com a crise orçamentária no Estado, não foi possível ao longo do governo a dotação orçamentária para a reforma do referido prédio.

SESP – O prédio que pertencia à Secretaria Estadual de Segurança Pública foi cedido março deste ano à Polícia Militar de Roraima (PMRR), que vai instalar a sede do 1º BP Choque, unidade formada pela Força Tática e Companhia de Choque.

Futuramente o prédio também abrigará o Comando de Policiamento Especializado, responsável por centralizar a administração de todas as unidades especializadas, como Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), Grupamento Independente de Rondas Ostensivas(Giro), Cavalaria e Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa). O prédio deve passar por reformas para se adequar às necessidades da PM.

Totozão e Praça Interativa José Renato Hadad, dentro do Parque Anauá, também estão em situação de abandono desde 2015 (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

TOTOZÃO – A Secretaria de Educação e Desporto (Seed), por meio da Divisão de Estrutura Física (Dief) realizou a limpeza do ginásio, com a retirada de entulhos, além da manutenção da parte elétrica para a instalação de nova rede. A pasta informou estar fazendo estudo financeiro para reforma completa.

Prédio da antiga Seed passaria por reforma em 2015, mas foi somente pintada na parte exterior e obra nunca foi iniciada (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

SEED – Em relação ao prédio da antiga sede da Seed, o Governo informou que projeto básico para a reforma da estrutura está em fase de conclusão. (A.G.G)