Cotidiano

Cáritas Roraima inicia cadastramento de imigrantes

Até momento, dez Dioceses se manifestaram interesse em acolher

Imigrantes venezuelanos com documentação em dia e buscam novas oportunidades em outro Estado, a Cáritas Diocesana de Roraima, por meio do programa Caminhos de Solidariedade (CS): Brasil & Venezuela, iniciou o período de cadastramento.

Todas as quartas e sextas-feiras deste mês, das 14 às 17h, irão ocorrer os atendimentos, no prédio da Cáritas de Roraima, na avenida Nossa Senhora da Consolata, 1529, Centro. 

Na primeira semana de atividades, foram 68 pessoas inseridas na lista aptas para viajarem. Amanhã, 16, os trabalhos serão retomados. As viagens serão de acordo com a solicitação de dioceses, paróquias ou congregações, que espontaneamente preencheram o pedido de acolhimento por meio do site do programa CS (www.caminhosdesolidariedade.org.br).

Até o momento, dez Arquidioceses/Dioceses já acessaram o site e preencheram o formulário de acolhida. Desse total, soma-se 170 pessoas que devem mudar de vida até fevereiro.

Todos podem acolher quantas famílias desejarem, devem apenas atender o mínimo de requisitos de acolhimento. “Além de outros requisitos, que consta no site, a pessoa necessita ajudar no mínimo três meses o imigrante para se adaptar à nova vida. Acreditamos que seja um tempo razoável que dê para conseguir um emprego e se manter sozinho”, esclareceu a coordenadora do programa local, Elisângela Dias.

É importante que todos os interessados em acolher, devem acessar a página virtual e preencher o formulário de acolhimento. Após isso, a equipe local entrará em contato para resolver os detalhes.

Segundo a coordenadora, a ida dos venezuelanos é feita por modo terrestre ou aéreo. Além de um projeto para cumprir as despesas, as dioceses acolhedoras entram com alguma contrapartida. Também empresários ou entidades também podem contribuir financeiramente para o programa nacional CS – que une várias entidades da igreja católica -, basta entrar em contato com os membros da Cáritas Local.

Elisangela mencionou que cada imigrante passa por uma triagem pelo educador social da Cáritas até chegar a entrega de documentação. “O trabalho é voltado aos imigrantes interessados em buscar novas oportunidades em outro Estado”, informou.

PRIMEIRA INTEGRAÇÃO: os primeiros a viajarem pelo programa Caminhos de Solidariedade foram um grupo de 10 venezuelanos para Salvador, no início deste ano; e outros três homens venezuelanos para Manaus, esses saíram na noite de ontem, segunda-feira (14), por via terrestre.

SOBRE O PROJETO: A Diocese de Roraima junto com a Cáritas Diocesana de Roraima, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Cáritas Brasileira, Serviço Pastoral do Migrante (SPM), Instituto de Migrações e Direitos Humanos (IMDH), Serviço Jesuíta para Migrantes e Refugiados (SJMR) e outras entidades parceiras estão liderando o projeto Caminhos de Solidariedade: Brasil & Venezuela.

A iniciativa que tem caráter coletivo vai promover ações de integração para atendimento digno aos homens, mulheres, crianças, jovens, idosos e grupos técnicos vindos da Venezuela para Roraima e outros estados do país.

O projeto conta com recursos do Fundo Nacional de Solidariedade da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pretende alcançar cerca de 90 Arquidioceses/Dioceses. Nesta articulação nacional da Igreja, as Arquidioceses/Dioceses estão convidadas para acolher imigrantes e refugiados venezuelanos em seus territórios por meio de ações solidárias que vão promover, além da acolhida, a proteção, promoção e integração dos imigrantes no Brasil.