Cotidiano

Carteiras de trabalho são emitidas em apenas uma hora

Medida foi tomada para diminuir o fluxo de pessoas aguardando para a entrega da CTPS e dar mais celeridade ao processo de atendimento

O aumento populacional em Roraima ocasionou uma série de mudanças, tanto no modo comportamental com o ingresso de uma nova cultura no meio social, quanto na parte que se refere ao número de pessoas à procura de emprego. Esse último ponto mostrou que a demanda se tornou tão expressiva que o Ministério do Trabalho (MTE) precisou investir mais para agilizar a emissão de carteiras de trabalho (CTPS).

Anteriormente, o prazo para emissão da carteira era de até quinze dias. Com o aumento de pessoas buscando o documento, o período diminuiu para 3 dias, e agora a CTPS passou a ser emitida em apenas uma hora.

Proporcionalmente, as carteiras de trabalho destinadas aos estrangeiros têm maior demanda no MTE. O número de pessoas que procuram o serviço se tornou tão grande que muitos já dormiam em frente à sede do Ministério para poder conseguir a emissão do documento.

“Reduzimos a quantidade de imigrantes atendidos, mas mantemos uma quantidade elevada de atendimentos no Posto de Triagem ao lado da Polícia Federal. Lá o atendimento diário é em torno de 150 a 200 carteiras. São cinco funcionários atendendo no local, que também tem a entrega da carteira no dia”, relatou o chefe da Seção de Políticas de Emprego, Péricles Ferreira.

Desde setembro, quando foi inaugurado o Posto de Triagem, até o começo desta semana, já foram emitidas 5.493 carteiras de trabalho para estrangeiro, de acordo com dados do Exército Brasileiro. Em 2016, durante todo ano, foram 15.482 emissões. No ano seguinte, o número chegou a 20.174. Os dados desse ano ainda não foram contabilizados, mas a superintendência regional estima que já tenha ultrapassado os 20 mil.

Para fazer o novo serviço, o MTE fez um acordo com uma empresa terceirizada e investiu em torno de R$ 10 mil por mês para agilizar a demanda. Segundo Ferreira, são apenas dez minutos de atendimento para fazer o cadastro. O serviço é oferecido das às 7h até às 19h, somente na sede do Ministério do Trabalho.

As carteiras feitas para brasileiros ficam em torno de 100 por dia e, geralmente feita por pessoas mais jovens.

ESTOQUE CHEIO – A alta demanda não foi a única motivação para que o Ministério do Trabalho procurasse dar celeridade a emissão das carteiras. Muitos brasileiros e estrangeiros faziam o atendimento para emissão da caderneta, mas não iam buscar o documento.

De acordo com o chefe da Seção, há alguns motivos para que isso tenha ocorrido, seja pela demora no antigo prazo, o que fazia algumas pessoas irem deixando para buscar depois ou porque moram em bairros distantes e precisam se locomover diversas vezes até o ministério.

“As carteiras que estão no estoque e para entregar hoje é uma quantidade absurda. Então para evitar isso e até mesmo que o usuário ter que se deslocar de um local distante até aqui, mudamos a estratégia para que não precisem retornar para buscar o documento”, explicou. (A.P.L.)

Construção Civil volta a crescer no mês de setembro

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) mostrou que o mês de setembro teve saldo positivo na atividade econômica em Roraima. Foram 1.792 admissões e 1.167 desligamentos no mesmo período, o que resultou em um saldo de 1,21% em comparação ao mês anterior.

A Construção Civil teve o melhor desempenho, com 303 postos de empregos admissionais, numa variação de 7,79%. O segundo melhor rendimento foi no setor do Comércio, com 477 desligamentos das 681 admissões, o que deu uma variação de 1,12%. A Extrativa Mineral ficou em terceiro, com 1,03% da variação, porém, teve apenas um posto de emprego formalizado.

No setor da Agropecuária, houve variação negativa de -0,85% com o desligamento de 69 pessoas, das 54 que haviam sido admitidas. Os Serviços Industriais de Utilidade Pública também teve resultado negativo, com -0,34%. (A.P.L)

Publicidade