Cotidiano

Cartório de Roraima celebra a união de mais 50 casais nesta quinta

A celebração será a partir das 15h horas, na sede da Igreja Adventista de Roraima, no centro

Para 50 casais roraimenses, esta quinta-feira, 6, será mais que especial. Será o dia de dizer sim para o amor. O Cartório do 1º Ofício, em parceria com o Tribunal de Justiça de Roraima, por meio da Justiça Itinerante e a Igreja Adventista de Roraima.

A celebração será a partir das 15h horas, na sede da Igreja Adventista de Roraima, no centro. 

A ideia é regularizar o estado civil de casais que vão constituir família ou que já vivem maritalmente, proporcionando ampliação das garantias dos direitos patrimoniais, sucessórios e previdenciários.

Um casamento celebrado fora dos cartórios pode chegar a custar até R$ 400. Todo o custo da cerimônia que unirá os 50 casais será de responsabilidade dos cartórios e parceiros da ação, de acordo com o juiz de paz e tabelião do Cartório do 1º Ofício, Joziel Loureiro.

“Nós acreditamos no papel social que desempenhamos. Os cartórios hoje são parceiros da sociedade, zelando pela segurança jurídica em diversas áreas que fazem parte do dia a dia. E o casamento civil, que neste caso irá beneficiar 50 casais é uma realização que vai garantir dignidade e segurança para essas famílias”, destacou Loureiro.

LEGALIDADE – A União Civil traz segurança jurídica para os casais, com garantias legais e constitucionais que vão muito além da questão patrimonial, como pensão, auxílios, inventário, partilha e direito de herança, além da presunção de paternidade.

O casamento dá visibilidade aos noivos. É um aspecto social que faz parte da cultura brasileira, dando dignidade às novas famílias e famílias que já são unidas há anos por laços de amor, mas que não têm ainda oficializada a união civil.

Além de celebrar a cerimônia, o Cartório Loureiro prestou apoio para realizar a lavratura, com assessoramento sobre os atos de matrimônio, além dos procedimentos de habilitação para o casamento.

MAIS DE 700 CASAIS – Desde que iniciou suas atividades no Estado, em 2016, os cartórios de Roraima já celebraram a união de mais de 700 casais roraimenses.