Cotidiano

Cartório recebe prêmio nacional de qualidade no atendimento

É a primeira vez que um cartório roraimense é reconhecido por práticas de gestão e melhoria do atendimento ao público

O Cartório Aquino – 2º Ofício de Boa Vista foi um dos vencedores do 14º Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA), em premiação com apoio do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O prêmio é uma iniciativa que ajuda a disseminar boas práticas que possam inspirar outros cartórios na busca da excelência na gestão e prestação de serviços.

Na edição 2018 o PQTA reconheceu a excelência de gestão e qualidade no atendimento de 181 cartórios de todo o País. O Cartório Aquino foi premiado na categoria Prata. De acordo com a presidente da Anoreg/RR (Associação dos Notários e Registradores de Roraima), Nathália Lago, é a primeira vez que um cartório roraimense conquista esse reconhecimento.

“Isso demonstra que as práticas de gestão e atendimento adotadas pelos cartórios de Roraima estão na vanguarda e de encontro aos melhores modelos adotados em todo o país. O ideal que o público espera de um serviço de excelência. Para conquistar esse reconhecimento, os cartórios inscritos são rigorosamente auditados e acompanhados”, explicou Nathália.

Responsável pela nova gestão do Cartório do 2º Ofício, iniciada em 2016, o tabelião Daniel Aquino destacou que a conquista da Categoria Prata foi resultado de esforços envidados desde que assumiu titularidade do cartório. “O resultado nos deixa muito orgulhoso. Trata-se de um reconhecimento à melhora dos serviços por nós implementado. Mas ficamos ainda mais felizes, por poder oferecer com isso, um melhor serviço à população”, explicou.

Com a promoção do concurso público e a efetivação dos novos tabeliões concursados em Roraima, iniciou-se um amplo investimento na busca por excelência sempre com foco na melhor prestação de serviços ao usuário.

“A meta dos cartórios roraimenses é a busca contínua pela excelência na prestação dos serviços. Tenho certeza que o prêmio é um estímulo para todos nós. E agora vamos continuar trabalhando para melhorar ainda mais os nossos processos, sempre visando à satisfação do público. E assim, tenho certeza, que vamos alcançar as premiações Ouro e Diamante”, afirmou.

AVALIAÇÃO – Como forma de garantir a integridade da avaliação, a auditoria é realizada de maneira independente pela APCER Brasil, que faz parte do Grupo de Associação Portuguesa de Certificação.

Os cartórios são avaliados com base em 10 critérios: Estratégia; Gestão Operacional; Gestão de Pessoas; Instalações; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Gestão Socioambiental; Gestão da Informatização e Controle de Dados; Gestão da Inovação e Compliance. Cada critério gera uma pontuação que totaliza a premiação nas categorias: Bronze, Prata, Ouro e Diamante. Ao fim da premiação cada cartório recebe um relatório individualizado de sua auditoria e um Manual de Boas Práticas com recomendações e destaques observados durante o período de avaliação.