Cotidiano

Centro Educacional apresenta projeto Livro da Família

A ação visa resgatar o histórico da família, por meio de trocas de experiências entre os alunos do 9° ano do ensino fundamental II e seus familiares

Amanhã, 26 de junho, o Centro de Educação Sesc apresentará a 2° edição do projeto “Livro da Família”, que resgata o histórico da família, por meio de trocas de experiências entre os alunos do 9° ano do ensino fundamental II e seus familiares. Pais e alunos se encontrarão para o coquetel de lançamento, às 18h30, no pátio da escola. 

Na oportunidade os alunos levarão dois familiares para apresentar suas intenções no livro. Haverá ainda apresentações culturais e uma surpresa aos pais. Alguns irão relatar como está sendo construir o livro da família, as descobertas, as relações e o que mudou até agora. 

Na elaboração do livro, os alunos realizam a montagem da árvore genealógica, dinâmica para acolher os pais, encontros, palestras com temas relacionados à estrutura familiar atual, exposições dos trabalhos realizados, promoção da integração entre família e escola. 

De acordo com Dorete Padilha, coordenadora do Núcleo de Educação, os alunos apresentaram avanços a partir da elaboração da primeira edição do livro: melhoria no rendimento e comportamento escolar, integração, ressaltamento da importância da afetividade na escola e na família, além de novas atitudes adotadas como solidariedade, companheirismo, respeito, cooperação, resolução de conflitos por meio do diálogo foram alguns dos pontos observados. 

Para ela, cada família tem sua composição, por isso o livro é tão pessoal, contendo tudo aquilo que há em determinada família. “Este momento será importante aos pais, que passarão a entender o real significado e importância de se fazer isso, construir mais e mais vínculos entre pais e filhos, consequentemente família e escola”, afirmou.

Segundo Geralda Evangelista, gerente de Educação do Sesc, o projeto é capaz de contribuir no resgate histórico da família, através de trocas de experiências entre os alunos e seus familiares. Desta forma, interagir e relembrar através de contos e pesquisas, suas histórias de vida, trocando informações e conhecimento, ressaltando a importância da afetividade entre o adolescente e a família.

“Este é mais um valioso projeto incluso no método de ensino do Centro de Educação Sesc. Queremos que nossos alunos sejam referências na educação, dentro e fora de casa, no papel de cidadão”, afirmou Geralda.