Cotidiano

Chegada da época mais quente do ano exige cuidado redobrado com a saúde

Crianças, idosos e gestantes são os que mais sentem o efeito do calor nesse período de alta temperatura

Com a chegada da época mais quente do ano, aumentam a proliferação de algumas doenças sazonais relacionadas ao sol e ao calor, especialmente em crianças e idosos. As temperaturas elevadas e o excesso de umidade são alguns dos fatores que propiciam a proliferação de bactérias, fungos, entre outros organismos vivos. Desidratação, diarreia, intoxicação e doenças de pele estão entre as mais comuns.

As doenças de pele são as mais frequentes por causa da exposição direta ao sol. “As brotoejas são muito comuns nessa época devido ao uso de roupas inadequadas que obstruem as glândulas sudoríparas, além daquelas ocasionadas por fungo oportunista”, explicou a médica Maria Vaulin. Além disso, a pitiríase versicolor, uma doença causada por fungos que proporcionam o aparecimento de manchas na pele, também é comum.

As crianças, os idosos, gestante e pessoas com doenças crônicas são os que mais sentem o efeito das altas temperaturas. “São os chamados imunodepressivos, que necessitam de atenção especial em qualquer época do ano. Eles precisam redobrar os cuidados e observar se as vacinas estão em dia”, orientou Maria Vaulin.

Segundo ela, a procura no posto de saúde do Pricumã, onde atende, na zona oeste, tem sido alta em relação a doenças respiratórias. “As rinites e alergias também se manifestam bastante nessa época do ano, já que a mudança de temperatura favorece o acúmulo de poeiras”, observou. Os alimentos também devem receber atenção especial, pois as altas temperaturas aumentam a proliferação de bactérias, favorecendo o aparecimento de diarreias e intoxicação alimentar.

A especialista ressaltou que alguns cuidados redobrados devem ser tomados no verão, como a importância do uso de protetor solar, a utilização de roupas arejadas, a ingestão de uma alimentação saudável e de bastante água. “O suor excessivo que vem com o calor faz com que o nosso corpo perca, em média, dois litros de água por dia, então o ideal é que a gente consuma três litros de água por dia para repor o que foi perdido e manter o corpo hidratado”, explicou a médica.

AEDES – Outra preocupação frequente nessa época do ano é o aumento de casos de dengue, zika e chikungunya, já que o ambiente propício para a reprodução do Aedes aegypti envolve calor e chuva, o que coincide exatamente com as principais características climáticas do verão.

Durante esta estação, é preciso redobrar a atenção: febre, manchas e dores no corpo podem significar dengue, quadro capaz de atingir graves estágios. Para ficar longe deste risco, é essencial acabar com todo possível foco de reprodução. Vasos, pneus, garrafas PET ou quaisquer outros recipientes que possibilitem acúmulo de água devem ser retirados. O uso de repelente contra insetos também evita picadas que possam transmitir o vírus. (R.D.)

Veja algumas dicas para evitar doenças típicas dessa estação

– Evitar tomar sol, principalmente ao realizar exercícios físicos, no período entre 10h e 16h;

– Tomar cerca de dois a três litros de água por dia;

– Aplicar protetor solar pelo menos 15 minutos antes da exposição ao sol, repetindo a aplicação a cada duas horas;

– Evitar banhos prolongados e com água muito quente;

– Evitar esfregar buchas diariamente na pele, pois pode desencadear um ressecamento;

– Passar hidratante no corpo, diariamente, com a pele ainda um pouco úmida;

– Dar preferência a alimentos leves, como saladas e carnes grelhadas;

– Evitar alimentos crus, especialmente peixe.