Chico e Mecias são eleitos para o Senado

Para o Senado Federal, o eleitorado roraimense decidiu renovar totalmente os representantes em Brasília, elegendo os candidatos Chico Rodrigues (DEM) e Mecias de Jesus (PRB). O destaque fica para o candidato Romero Jucá (MDB), que não conseguiu se eleger para o quarto mandato como senador.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o mais votado foi o candidato do Democratas com mais de 26 mil votos de diferença do segundo colocado, uma margem inesperada considerando que as pesquisas no Estado apontavam quase um empate técnico entre os quatro primeiros lugares. Com a apuração dos votos, Chico foi eleito com 111.466 mil votos válidos (22,76%) enquanto Mecias obteve 85.366 mil votos válidos (17,43%).

RENOVAÇÃO – A maior mudança neste pleito é a ausência de Romero Jucá entre os primeiros colocados e o fim de um mandato que perdurou por 24 anos. Ex-líder do Governo no Senado e atual presidente do MDB Nacional, Jucá passou por uma disputa acirrada contra Mecias, mas não obteve votos suficientes para se eleger.

Durante toda a apuração de votos, Mecias se manteve sempre na frente, mesmo que a uma distância mínima de votos. A derrota de Jucá só foi confirmada por volta de 23h30, momento em que a penúltima urna estava sendo contabilizada. Ao final, Jucá teve 84.940 mil votos (17,34%) e uma diferença de apenas 426 votos de Mecias. Por fim, em quarto lugar esteve a candidata à reeleição Ângela Portela (PDT) com 64.164 votos (13,10%). 

CONFIRA O PERFIL DOS SENADORE ELEITOS

Chico Rodrigues (DEM)

Francisco de Assis Rodrigues nasceu no dia 23 de abril de 1951 em Recife (PE). Foi vereador de Boa Vista e deputado federal em cinco legislaturas consecutivas. Eleito em 2010 como vice-governador de Anchieta Júnior, assumiu o Governo em abril de 2014 e tentou a reeleição, mas perdeu para Suely Campos. É empresário e engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e é especialista em desenvolvimento rural e urbano pela Universidade Católica de Pernambuco. Ganhou uma vaga para Senado com 111.466 mil votos pelo partido Democratas (DEM) na coligação ‘Todos por Roraima’.

Mecias de Jesus (PRB)

Antônio Mecias Pereira de Jesus foi eleito para o Senado pelo Partido Republicano Brasileiro (PRB) com 85.366 mil votos, através da coligação ‘Agora é Roraima com Tudo’. Nascido em 8 de fevereiro de 1962 em Graça Aranha (MA), é formado em Gestão Financeira e foi eleito seis vezes para deputado estadual, sendo presidente da Assembleia Legislativa por oito anos (2003-2010), época em que foi criada a Escola do Legislativo (Escolegis). (P.C.)

Publicidade