Cotidiano

Chuva traz alívio para localidades afetadas pela estiagem

O monitoramento da Defesa Civil Municipal continua a ser realizado com rotina, uma vez que a preocupação agora é com o risco de isolamento de comunidades em decorrência do inverno

As chuvas que caíram nos últimos dias em Roraima trouxeram alívio para Amajari, no Norte do Estado. O município foi um dos mais castigados com as queimadas que ocorreram durante o período de estiagem, segundo informou neste domingo, 12, a chefe da Defesa Civil Municipal, Chaguinha Soares.

“Tivemos vários incêndios florestais, entre áreas indígenas, APPs [Áreas de Preservação Permanente], matas, lavrados, e propriedades inteiras. Cerca de 40% em todo município foi atingido e os prejuízos são incalculáveis. Só para você ter ideia, tem fazendas que perderam mais de 150 cabeças de gado, devido à fome e a sede, mas a estiagem foi mais severa com os pequenos proprietários que perderam plantações inteiras e outros bens por causa do fogo”, disse.

A FolhaWeb, Chaguinha conta que durante todo o período seco, a Defesa Civil do município realizou todo o mapeamento das áreas mais afetadas. Somente na questão de infraestrutura de estradas, o órgão contabilizou a perda de quatro pontes de madeira por conta das queimadas. A preocupação agora é com a intensificação do período chuvoso e o risco de isolamento de moradores.

“O município já decretou situação de emergência por conta dos incêndios florestais e agora estamos aguardando o posicionamento do Governo Federal. Solicitamos ajuda principalmente na reconstrução das pontes, e até agora eles só solicitaram reajustes que já fizemos e enviamos. Estamos esperando algum tipo de ajuda. Mal saímos de um sufoco já estamos em outro. Acredito que também seja preciso decretar por conta do inverno”, completou.

VEJA MAIS

Comunidades de Normandia já sofrem os efeitos do inverno

Chuvas já prejudicam municípios do interior do Estado