Cotidiano

Chuvas já prejudicam municípios do interior do Estado

A situação mais preocupante é do município do Uiramutã, que já começa a sofrer com estradas intrafegáveis

Mesmo com atraso de um mês, as primeiras chuvas do inverno roraimense já começam a provocar os primeiros reflexos negativos nos municípios do interior de Roraima. Em Uiramutã, por exemplo, a situação das estradas das localidades mais afastadas da sede tem preocupado as autoridades que atuam dentro das Defesas Civil Estadual e Municipal.

“O Uiramutã é o município que mais sofre com essa questão dos atoleiros nas estradas e das enxurradas repentinas. Nós estamos com duas equipes por lá desde o período de estiagem, realizando tanto o trabalho de combate as chamas quanto no levantamento das áreas com potencial risco de interdição em decorrência das chuvas. Como é uma área serrana, os problemas se potencializam com maior facilidade e isso já está começando a ocorrer agora este ano”, disse o diretor Executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Cleudiomar Ferreira.

De acordo com ele, um relatório sobre a situação do município deve ser concluído até este sábado. Amajari, Bonfim e Caracaraí também estão com relatórios praticamente concluídos, mas ao contrário de Uiramutã, que possui deficiência de infraestrutura de estradas por conta da falta de manutenção, esses município tiveram grande parte de suas pontes danificadas por conta dos incêndios ocorridos durante o verão.  

“A preocupação de Uiramutã é no sentido de evitar que ocorra o mesmo que aconteceu em 2016, quando várias comunidades ficaram isoladas por causa de enchentes. Bonfim solicitou o mesmo levantamento, e em Caracaraí nós já concluímos os trabalhos. O município inclusive já decretou situação de emergência, aguardando análise em Brasília para conseguir o repasse de recursos para reconstrução de pontes danificadas pelas queimadas. Essa também é a mesma situação de Amajari, que também teve pontes destruídas durante a estiagem”, completou.

De acordo com Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a precipitação acumulada neste mês de Maio é de 67,3 milímetros (mm) e apesar das previsões apontarem para as chuvas abaixo da normalidade, as autoridades estão em alerta para pancadas isoladas em algumas regiões do Estado.

A Agência Nacional de Águas (ANA), por exemplo, apontou aumento no volume de água na bacia do Rio Branco. Ontem, 8, o volume era de 0,76 metros e hoje está na marca de 1,10 metros.

“Mesmo com essa previsão de inverno fraco, há várias situações de chuvas pontuais. No ano de 2015, por exemplo, houve chuva de 80 milímetros numa região pequena do trecho Boa Vista Pacaraima, provocando a interdição de um trecho da BR-174. Isso pode ocorrer em alguns municípios neste ano e a gente quer se prepara para esse período”, salientou Ferreira.