Entretenimento

Cineclube Cauamé exibe filmes nessa sexta-feira

Três obras cinematográficas serão exibidas nessa sexta-feira (11) pelo Cineclube Cauamé, as obras escolhidas são o documentário experimental Baraka, o filme dirigido por Woody Allen ‘Meia Noite em Paris’ e o filme francês La belle verte lançado em 1966. O evento será realizado no espaço cultural Tapiri das artes localizado na Rua Evangelina da Silva, 681, Caçari. A programação inicia a partir das 19h30.

A organização pede a contribuição de R$5, além disso, que os cinéfilos levem suas próprias cadeiras, travesseiros, panos e kangas para serem colocados no chão.

“A proposta é oferecer um espaço para uma reunião ou happy hour e passar filmes com uma mensagem bacana e de reflexão. Um momento de descontração e também de relaxamento, por isso pedimos para as pessoas levarem seus panos para deitarem no chão” explicou o coordenador do evento Elias Araújo.

Baraka

Baraka: Obra não contem diálogos ou cenas coesas, mas apenas imagens e som ambiente (Foto: Divulgação)

Baraka é um filme estadunidense de 1992, um documentário experimental dirigido por Ron Fricke, cinematografista de Koyaanisqatsi, o primeiro da trilogia Qatsi, de Godfrey Reggio. Frequentemente comparado a Koyaanisqatsi, o assunto principal de Baraka é, de fato, similar, incluindo filmagens de várias paisagens, igrejas, ruínas, cerimônias religiosas e cidades, misturando com vida, numa busca para que cada quadro consiga capturar a grande pulsação da humanidade nas atividades diárias.

O documentário foi filmado em 23 países: Argentina, Brasil, Camboja, China, Equador, Egito, França, Hong Kong, Índia, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Quênia, Kuweit, Nepal, Polônia, Arábia Saudita, Tanzânia, Tailândia, Turquia e EUA. Ele não contem diálogos ou cenas coesas, mas apenas imagens e som ambiente, conversas ou cantos, que podem ser considerados o narrador latente de uma intenção universal espiritual.

Meia noite em Paris

Meia noite em Paris: Dos gêneros comédia romântica é escrito e dirigido por Woody Allen (Foto: Divulgação)

Dos gêneros comédia romântica é escrito e dirigido por Woody Allen e estrelado por Owen Wilson, Marion Cotillard e Rachel McAdams. Em janeiro de 2012, foi indicado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas ao Oscar de melhor direção de arte (Anne Seibel e Hélène Dubreuil), melhor direção (Woody Allen) e como melhor filme, além de ter sido o vencedor do prêmio de melhor roteiro original (Woody Allen).

Gil (Owen Wilson) é um escritor e roteirista americano que vai com a noiva Inez e a família dela à Paris, cidade que idolatra. Ele realiza vários passeios noturnos sozinho e descobre que, surpreendentemente, ao badalar da meia-noite, é transportado para a Paris de 1920, época e lugar que considera os melhores de todos.

Gil (Owen Wilson) é um escritor e roteirista americano que vai com a noiva Inez e a família dela à Paris (Foto: Divulgação)

Nessas “viagens”, Gil vai a várias festas onde conhece inúmeros intelectuais e artistas que admira e que frequentavam a cidade-luz naquela época, como F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Ernest Hemingway, Salvador Dali, e outros, até que tenta acabar o seu romance com Inez, pois se apaixonou por Adriana (Marion Cotillard), uma bela moça do passado, e é forçado a confrontar a ilusão de que uma vida diferente (a “época de ouro” francesa) é melhor do que a atualidade.

La belle verte

La belle verte é um filme francês de 1996, escrito e dirigido por Coline Serreau (Foto: Divulgação)

La belle verte é um filme francês de 1996, escrito e dirigido por Coline Serreau, que também é a personagem central.

Uma mulher de um planeta utópico viaja à Terra, onde ela pretende ajudar as pessoas através do seu conhecimento superior, para que aqui seja um lugar melhor. Ela encontra problemas em se adaptar ao novo mundo, e logo é revelado que seu grande trunfo é fazer com que o resto da galáxia veja a terra como um amigo e não como uma ameaça em potencial ao resto da comunidade.

Serviço

Cineclube Cauamé

Data: 11 de janeiro

Hora: 19h30

Ingresso: R$5

Publicidade