Entretenimento

Colecionador ensina a melhor forma de degustar uma cachaça

Em casa, o colecionador possui diversos rótulos, entre eles, as mais cobiçadas pelos fãs da bebida

A cachaça é uma bebida com uma carga simbólica muito grande para a cultura e identidade brasileira. O guia de turismo Magno Souza é um grande fã da bebida, e defende a cachaça como um produto nobre, que deve ser apreciado de uma forma especial. 

Nascido em Campo Grande (MS), mora em Roraima há mais de 30 anos, e teve uma certa dificuldade quando começou a colecionar os rótulos.

“Muitas vezes, a cachaça ou o cachaceiro sofre um estigma negativo, mas a bebida tem uma qualidade similar ao vinho. Tem várias formas de você apreciar um vinho, assim é com a cachaça. Quando eu percebi que a cachaça também oferecia isso eu comecei a degustar” disse.

Há oito anos quando começou a sua curiosidade, ainda era difícil encontrar o produto de qualidade, era preciso encomendar de outros estados. Como Magno trabalha com o turismo, acabava recebendo de presente muitas garrafas, além dos clientes que quando visitavam o Brasil apresentavam a curiosidade de conhecer a bebida típica.

“O estrangeiro conhece muito a caipirinha e os drinks que levam a cachaça, mas eu particularmente prefiro apreciá-la pura.Quando você sabe que a bebida passa por todo um procedimento complexo de produção, você dá mais valor a ela” diz.

Em casa, o colecionador possui diversos rótulos, entre eles, as mais cobiçadas pelos fãs da bebida. Porém a sua favorita, é uma em que mesmo produz em casa com um barril de carvalho.

“Nós colocamos a cachaça no barril e deixa ela ‘curtir’ por cerca de seis meses, absorvendo o sabor da madeira, deixando um cachaça pouco licorosa, suave, não queima, então ela é a mais gostosa” diz.

O degustador também avalia a aparência da bebida e não só o seu sabor. “No mercado existem duas marcas que são mais prestigiadas, das marcas Havana e Anísio Santiago, são as que considero melhores no mercado hoje” conta.

Para quem tem curiosidade em degustar uma cachaça,  o especialista dá uma dica. “Para degustar uma dose, o ‘cachaçólogo’ demora de 15 a 20 minutos com a bebida. E muitas vezes as pessoas bebem a cachaça virando, conhecida como o ‘shot’, dessa forma, as pessoas perdem o melhor da cachaça que é o sabor. O correto é deixar o liquido um pouco na língua antes” diz.

Origem da Comemoração

A criação do Dia Nacional da Cachaça foi uma iniciativa do Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), instituída em junho de 2009.

Ainda existe um projeto de lei do deputado Valdir Colatto e que foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, em outubro de 2010, com o objetivo de oficializar a data.