Cotidiano

Colheita da Soja é iniciada com previsão de colher 120 mil toneladas

Produtores ampliaram área de plantio e preveem 30 mil toneladas a mais do que em 2017; Programação segue até amanhã, 1º

A abertura da Colheita de Soja em Roraima inicia hoje, 31, com programação prevista para durar dois dias em celebração da ampliação da produção em 2018. Com aumento de 25% da área plantada em relação ao ano passado, resultando em um aumento de 40 mil hectares, os agricultores pretendem colher em torno de 120 mil toneladas de soja neste ano.

Em relação ao ano passado, a previsão é que sejam 30 mil toneladas colhidas a mais. Além de estar seguindo o calendário dos Estados Unidos, Roraima se torna, cada vez mais, referência como produtor de soja em comparação aos outros estados brasileiros.

“Estamos acima da Linha do Equador, o que é uma vantagem para o nosso clima. Quando os Estados Unidos colhem, o preço da soja fica melhor, então seguimos isso. É um atrativo para o produtor de fora, que ele desloca pessoas para cá e fazem a produção por aqui”, disse o presidente da Comissão Organizadora da Colheita da Soja – Safra 2018, Ermilo Paludo.

Durante as atividades, que serão realizadas ao longo do dia de hoje, destaca-se a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Federal de Roraima (UFRR), por meio do curso de Agronomia, com o objetivo de integrar equipes e encontrar facilidades para o produtor.

“Planejamos ampliar futuramente todo o mercado. Além dos 25% de aumento da soja, plantamos oito mil hectares de milho, pretendemos colher um milhão de sacas. Isso vai incrementar a agricultura forte, aumentando cada vez mais a possibilidade de venda de outros produtos. Se aumentarmos 1000%, nós temos terra adequada para isso”, completou o presidente da comissão.

Paludo seguiu dizendo que é necessário incrementar cada vez mais na indústria para poder gerar emprego e renda dentro do estado, principalmente ao avaliar que a agricultura familiar está representando a possibilidade de crescimento empresarial.

PROGRAMAÇÃO – Em uma agenda recheada, as atividades de hoje começam em uma visita ao Campo Experimental da Embrapa do Água Boa e segue com palestras técnicas no Centro Amazônico de Fronteira (CAF) na UFRR. Durante o período da noite, haverá a solenidade de Abertura Oficial da Colheita de Soja em Roraima – Safra 2018, também no CAF.

A Embrapa e a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima (FAERR) irão apresentar resultados do diagnóstico sobre a soja do estado. No fim do dia, uma palestra Magna será ministrada por Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial, que irá tratar da base de produção e alimentos para mercados em expansão.

No sábado, 1, haverá a Largada da Colheita da Soja com visitação às áreas de lavoura da soja, das 8h até as 15h, na Fazenda Paraíso, no KM 76 da BR-401, estrada de Bonfim. (A.P.L)