Cotidiano

Colheita da Soja inicia neste final de semana

Um dos diferenciais do evento deste ano é a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Federal de Roraima, por meio do curso de Agronomia.

Começa neste final de semana a colheita da soja no cerrado de Roraima, seguindo o calendário dos Estados Unidos e na entressafra dos demais estados brasileiros.

O início da colheita deste ano será marcado por dois dias de festa, 31 de agosto e 1º de setembro, com visitas, palestras técnicas e a Largada da Colheita da Soja na Fazenda Paraíso, no KM 76 da BR-401, estrada para Bonfim.

Neste ano, os produtores de soja aumentaram a área plantada em 25%, expandindo para 40 mil hectares de plantação. A expectativa é colher 120 mil toneladas de soja, cerca de 30 mil toneladas a mais do que em 2017.

“Investidores de fora estão chegando a Roraima, trazendo capital e novas tecnologias, fundamental para o desenvolvimento, agregando valor aos produtores que já estão em Roraima”, comemorou o presidente da Comissão Organizadora da Colheita da Soja – Safra 2018, Ermilo Paludo.

O objetivo de reunir os sojicultores em dois dias de evento é mostrar as potencialidades e os desafios a serem enfrentados.

“Queremos mostrar que o Estado tem jeito. Neste ano, contamos com quase 80 patrocinadores. São empresas que entendem que o evento é importante para o desenvolvimento de Roraima”, reforçou o presidente da COC Soja.

Um dos diferenciais do evento deste ano é a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Universidade Federal de Roraima, por meio do curso de Agronomia.

O pesquisador Vicente Gianluppi destacou a colaboração da Embrapa para a cultura da soja em Roraima.

“O produtor sempre vem nos procurar porque sabe que fazemos aquilo que ele precisa. Em torno de 70% dos materiais que são produzidos aqui no cerrado são variedades da Embrapa. Portanto é uma relação muito intensa com o setor produtivo”, avaliou.

É essa relação que o Curso de Agronomia da UFRR também procura. “Há um bom tempo sentíamos a necessidade de integração.

O produtor rural sempre precisa de novas tecnologias e conhecimento, que muitas vezes é gerado lá no nosso campus. E tínhamos a dificuldade de encontrar com o produtor.

Este evento é a grande oportunidade para unir e, juntamente com os produtores, desenvolver a produção em Roraima”, afirmou o professor Alessandro Antonio Fortunato.

 

Programação

31 de agosto (sexta-feira)

– Visita ao Campo Experimental da Embrapa do Água Boa (8h às 12h na BR 174, Km 28, próximo ao AquaMak)

– Palestras técnicas “Oportunidades para o Agronegócio de Roraima” (CAF/UFRR)

13h30: Entrega de material e inscrições

14h: Abertura

14h15: Integração Lavoura-Pecuária em Roraima (Dr. Amaury B. Bendahan, Embrapa-RR)

15h15: Calagem e Gessagem para os Solos Roraimenses: Desafios e Soluções (Dr. José Carlos Vieira de Almeida, UEL/Laborsolo)

16h15: Intervalo

16h30: Medidas para Mitigar a Entrada de Pragas Quarentenárias na Propriedade Rural (Dr. Daniel Augusto Schurt, Embrapa-RR)

17h30: Encerramento

– Solenidade da “Abertura Oficial da Colheita da Soja em Roraima – Safra 2018” (CAF/UFRR)

19h30: Abertura Solene

19h40: Pronunciamentos Institucionais

19h50: Apresentação de Vídeo Institucional

20h: Apresentação dos resultados do Diagnóstico sobre a Soja em Roraima, realizado pelo Sistema FAERR e a Embrapa

20h30: Palestra Magna “Soja – Base de Plataforma de Produção de Alimentos para Mercados em Expansão”, com Gustavo Spadotti, da Embrapa Territorial

21h30: Encerramento

 1º de setembro (sábado)

– Largada da Colheita da Soja com visitação às áreas de lavoura da soja e exposição de Máquinas, Produtos, Tecnologias e Serviços (8h às 15h, na Fazenda Paraíso, KM 76 da BR-401)

COMUNICAÇÃO/COC SOJA

Publicidade