Cultura

Colunista da Folha é homenageada por escola argentina

A coluna Letras Saborosas completou sete anos e o canal está no ar desde junho

A jornalista, colunista e chef de cozinha Denise Rohnelt Araujo foi destaque na página oficial da Escola de Cozinha Mausi Sebess da Argentina no Instagram. A homenagem falou sobre seu currículo e trabalho de pesquisa a culinária roraimense divulgadas na coluna Letras Saborosas tanto no jornal impresso da Folha de Boa Vista como no canal TV Folha. A coluna completou sete anos e o canal está no ar desde junho. São 17 programas gravados em quatro meses de canal.

“É muito bom ter o reconhecimento do seu trabalho em qualquer lugar, mas principalmente fiquei extremamente feliz e grata por ter sido lembrada pela escola de cozinha Mausi Sebess” contou.

Denise foi uma das primeiras brasileiras a fazer os cursos intensivos de cozinha internacional e confeitaria da escola nos anos de 1999 e 2000. “Na época, final da década de 90, os cursos de gastronomia no Brasil estavam surgindo, e só existiam cursos no exterior. E como queria me especializar em gastronomia para escrever com conhecimento, pois acredito que o jornalista deve ser especializado, fui para Buenos Aires fazer os cursos” relembra a chef.

‘Letras Saborosas’ está publicada no impresso da Folha de Boa Vista como no canal TV Folha (Foto: Divulgação)

A colunista tem parcerias com outros chefs da América do Sul que pesquisam e divulgam a culinária amazônida, onde já acompanhou a visita de profissionais de renomes internacionais como os peruanos Pedro Schiaffino, (Restaurantes Malabar e Amaz); Palmiro O. Campo (WWF PERU);  Mariana Sebess (Argentina), o venezuelano Karlos Pontes que vive na Dinamarca e Arami Ohara do Paraguai.

“Eles têm muito interesse nos ingredientes amazônicos. É isso que tenho feito, levado ingredientes nossos para que conheçam e tenho trazido para a Amazônia (Manaus e Belém) chefs da América do Sul para uma troca de experiências.  Infelizmente, não consegui fazer esse trabalho em Roraima por falta de apoio e de interesse nesse intercâmbio gastronômico, mas ainda não perdi a esperança de poder fazer mais pela gastronomia do estado que vivo e divulgo há 27 anos” relata.

DENISE – Denise é gaúcha, mas escolheu Roraima para morar há vinte e cinco anos. Ela de fato, é apaixonado pelos sabores étnicos da comida do norte e pesquisa ingredientes produzidos em Roraima. A chef já  foi citada em um livro intitulado “La cocina Del futuro’pelo escritor e pesquisador Pere Castells, lançado em Barcelona, Espanha e representou Roraima no júri do programa Masterchef do canal Bandeirantes.

“As iguarias da culinária roraimense, tendem a cativar e despertar muita curiosidade nos chefs de cozinha de todo o mundo, muitos deles vem a conhecer o estado por conta dessa curiosidade” disse.