Cultura

Colunista da Folha lança livro de Crônicas

O articulista Afonso Rodrigues de Oliveira, de 84 anos, lança seu segundo livro intitulado ‘E Deus criou o homem’, uma coletânea de crônicas que foram publicadas no período da década de 90. Textos com bastante bom humor que causaram polêmica na época em que foram divulgados.

“Lembro de leitores que não gostavam que falassem sobre Deus de uma forma tão bem-humorada, mas eu sempre fui assim, tenho a mania de criticar, mas eu critico o ato, nunca quem faz”, explica o escritor.

Afonso é articulista do Jornal Folha de Boa Vista desde a sua primeira edição, onde escreve sobre assuntos diversos, política, vida social, história, pensamentos de quem gosta de refletir sobre o mundo. Nesse período, lançou seu primeiro livro que recebeu o título de ‘O caçador de marimbondos’ lançado em 1992.

“Tem vezes que preciso ‘bater cabeça’ no computador, mas na maioria das vezes o texto é fluído, eu gosto de ter opiniões sobre as coisas desde a época de estudante, sempre fui muito dedicado à leitura. Eu comecei a escrever para os jornais estudantis e nunca parei, porque gosto de falar, minha mulher diz que ‘eu falo mais que a boca’”, relembra.

Nascido em Natal, Rio Grande do Norte, o articulista veio morar em Roraima há mais de trinta anos, onde trabalhava como Especialista em controle de qualidade e relações humanas. O escritor disse que durante a ditadura militar foi perseguido por seus textos polêmicos e isso fez com que quase desistisse de publicar suas crônicas.

“Houve uma época em que eu escrevia para um jornal, e meus textos saíam picotados pela censura, e isso fez com que eu parasse de escrever, eu não queria escrever se não fosse a minha verdadeira opinião. Tenho textos polêmicos, mas é uma visão bem humorada, cômica. Quero escrever para que as pessoas riam, mas ao mesmo tempo, consigam refletir sobre o assunto”, conta.

O livro ainda não tem data de lançamento, mas já pode ser encomendado pelo telefone 99121-1460 e pelo e-mail: [email protected]. Os textos de Afonso são publicados no Espaço do Leitor diariamente no Jornal Folha de Boa Vista.

Publicidade