Cotidiano

Combate à exploração sexual é debatido em Bonfim

Evento faz parte de programação que celebra o aniversário da cidade guianense de Lethem, que faz fronteira com o município brasileiro

Entidades ligadas ao combate da exploração sexual e tráfico de pessoas promovem nesta quinta-feira, 18, em Bonfim, uma ação de fortalecimento ao enfrentamento dos crimes na fronteira. O evento faz parte do “Lethem Town Week”, que celebra o aniversário da cidade.

A ação será coordenada pelo Comitê Estadual de Enfrentamento ao Abuso Sexual, Exploração Sexual e o Tráfico de Crianças e Adolescentes de Roraima, Rede ‘Um Grito pela Vida’, da Assembleia Legislativa de Roraima, através da Procuradoria Especial da Mulher e do Núcleo de Promoção, Prevenção e Atendimento às Mulheres Vítimas de Tráfico de Pessoas, Consulado da Guiana no Brasil e demais autoridades da rede de serviços do município de Bonfim.

A programação acontece no Fórum da Comarca de Bonfim e inicia com uma mesa de abertura sobre “O Papel da Rede no Enfrentamento à Violência Sexual”, apresentada pelo presidente do Comitê Estadual, o professor Dr. Flávio Corsini das 8h30 às 9h30. Em seguida, uma mesa-redonda aborda o “Fortalecimento da Rede de Serviço no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas”, ministrada por Socorro Santos, especialista em violência doméstica e familiar, membro do Núcleo.

Após pausa para o almoço, o cronograma retorna a partir das 14h com o debate sobre o “Papel do Sistema de Justiça e Sistema de Garantias de Bonfim”, apresentada pela juíza da Comarca de Bonfim, Dra. Suelen Alves, junto do defensor público Dr. Januário Lacerda e a conselheira tutelar Vânia Lopes.

Em seguida acontece o debate “O Papel das Políticas Públicas no Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas no município de Bonfim”, com Jayceleide Maria, representante do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas); Jader Vieira, coordenador da Atenção Básica; Eduardo Batista, delegado de Polícia Civil e Tatiane Santos, assistente social do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Cras).

De acordo com a procuradora especial da mulher, deputada Lenir Rodrigues (PPS), ações desse tipo são responsáveis por estreitar as relações entre os dois países e fortalecer o combate aos crimes de tráfico de pessoas voltado à exploração sexual, trabalho escravo e ademais, como o tráfico de armas e entorpecentes.

Lenir explicou que haverá uma reunião técnica com servidores do Núcleo Estadual e representantes de estados da Guiana com relação às abordagens diferentes na lei de cada país. “Nós só vamos poder entender como tratar o combate ao tráfico se conhecermos, ao menos um pouco, sobre a legislação da Guiana e eles um pouco das nossas normas”, afirmou.

A deputada afirma que desde 2017 que o Núcleo já vem desenvolvendo ações para divulgar a legislação brasileira na Guiana, ao mesmo tempo em que representantes do país têm trabalhado a legislação guianense com a equipe brasileira. “Nós estamos em uma troca de informações sobre as nossas leis para que a gente possa tratar de assuntos fronteiriços em prevenção aos crimes relacionados ao tráfico de pessoas. É uma troca de informações para que a gente saiba como agir não só quando o problema acontece”, completa Lenir.

Para facilitar a divulgação das informações, o Núcleo desenvolveu uma cartilha sobre a prevenção ao tráfico de pessoas. O documento está previsto para ser traduzido para o espanhol e inglês, além de atentar para as características linguísticas de cada região. “Nós vamos traduzir para o inglês da Guiana que tem sua própria forma, diferente do inglês norte-americano. É um trabalho que é um serviço público relevante para a sociedade”, avaliou. (P.C.)