Cultura

Compositora presenteia artistas roraimenses com suas músicas

As canções de Zanny Adairalba já foram selecionadas em diversos festivais de música, sempre com a voz de artistas de Roraima

Zanny Adairalba pode ser mais conhecida no cenário cultural por suas poesias, mas há um ramo em que ela também atua muito bem. Compositora de mão cheia, ela já foi premiada diversas vezes em festivais de músicas, onde outras interpretes davam voz as suas letras.

Segundo ela, escrever e compor surgiu na sua vida ainda na infância. “Era uma brincadeira de criança, aos 14 anos já tinha um número considerado de músicas autorais que gravava em fitas cassetes” relembra.

Por estar no meio cultural, Zanny é rodeada de amigos que atuam na área musical dos quais ela considera super competentes, são eles quem dão voz as suas canções. “O único cuidado que tenho para escolher o interprete é saber que estilo musical cada um gosta de trabalhar, é um processo emocionante ouvir uma música que você criou na voz de outra pessoa, já que o cantor acaba fazendo sua própria leitura transmitindo a emoção dele para aquela música” relata.

Na maioria das vezes, as canções surgem por uma inspiração, sem agendamento prévio (Foto: Arquivo Pessoal)

Na maioria das vezes, as canções surgem por uma inspiração, sem agendamento prévio. Para compor, Zanny toca violão, instrumento que teve o seu primeiro contato aos 15 anos.  “Aprendi com o meu padrasto que fabricava seus instrumentos em casa, ele fazia as guitarras havaianas de forma artesanal, mas uso apenas em casa. Mesmo sabendo apenas o básico do violão, ele me auxilia na hora de compor as minhas músicas. Mas geralmente as canções chegam prontas na minha mente, a letra e a melodia, são poucas as vezes que eu sento e penso em produzir algo, geralmente, estou envolvida em outra coisa e começo a cantarolar uma música que surgiu de forma simples” explica.

Repertório

No repertório, já foi selecionada em diversos festivais de música roraimense (Foto: Arquivo Pessoal)

No repertório, foi selecionada No Festival Canto Forte em 2009, com a Música “Chegança de bem-querer”, interpretada pela cantora Jéssica Stephens; em 2010, com a música “Entre cordas e vocais”, interpretada pela cantora Regina Lima. Em 2013, dessa vez, levando o prêmio de primeiro lugar, participou com a música “Marias”, interpretada pela cantora Jéssica Stephens (1o Lugar). Em 2014 com a música “Ciranda de Luar”, interpretada pela cantora Cláudia Lima e em 2015, Com a música “Meu canto de amor por Roraima” também na voz de Claudia Lima.

Na Mostra de Música Sesc Canta Roraima, foi selecionada em 2011, com a música “Trilho Solidão”, interpretada pela cantora Claudia Lima, em 2012 com a música “Estradas”, interpretada por Claudia Lima, em 2016, com as músicas “Dia de Festa” e “Ciranda de enamorar”, interpretada por Dalva Ribeiro e em 2017, com as músicas “Marias” e “Meu canto de amor por Roraima”, interpretada por Regina Lima.

Zanny Adairalba pode ser mais conhecida no cenário cultural por suas poesias, mas há um ramo em que ela também atua muito bem (Foto: Arquivo Pessoal)

Em 2010 a canção “Sonho de Caboclo”, parceria com Chiquinho Santos e Irlan Guimarães recebeu título de Melhor composição dos 10 anos do Boa Vista Junina, festejo junino organizado pela Prefeitura de Boa Vista onde de 2010 à 2013 também fui compositora das músicas oficiais do evento, em parceria com David de Paulo.