Cotidiano

Concurseiros prometem nova manifestação para esta quinta

Previsão é que protestos continuem até que cancelamento dos concursos seja publicado no Diário Oficial do Estado

O movimento dos concurseiros de Roraima realiza nova manifestação a partir das 8h desta quinta-feira, 7, com concentração em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, sede do governo do Estado. A previsão é que os protestos continuem até que o cancelamento do concurso da Polícia Militar (PMRR) seja publicado em Diário Oficial.

A medida foi definida após a chegada do governador Antonio Denarium (PSL) de Brasília durante a madrugada. Ele foi recebido por centenas de concurseiros no saguão do Aeroporto Internacional de Boa Vista, por volta das 2h30. Com gritos de ordem, eles pediram a manutenção do concurso da PMRR e afirmavam que “segurança pública é investimento”’.

Na ocasião, Denarium não evitou o protesto e conversou com os manifestantes, momento em que afirmou que iria avaliar a suspensão do cancelamento com sua equipe financeira e prometeu uma reunião com a comissão de concurseiros, sem horário marcado. Somente após o governador confirmar a possibilidade de manutenção dos concursos, os manifestantes começaram uma salva de aplausos e a entoar “Viva a PM”.

“Nós vamos avaliar juridicamente, inclusive, convidei uma comissão de concurseiros e donos de cursinhos para participar da reunião com a gente. Estamos de portas abertas para dialogar”, disse o governador. “Pode ter certeza de uma coisa: vamos trabalhar para atender cada um, mas não podemos infringir a lei. Alterações podem ser feitas e o direito de cada um deve ser respeitado”, complementou Denarium.

Representantes do movimento dos concurseiros aguardaram chegada do governador Antonio Denarium (PSL) ao aeroporto, onde cobraram pela suspensão do cancelamento do concurso (Foto: Nenzinho Soares/Divulgação)

REUNIÃO – Já na tarde de quinta-feira, Antonio Denarium se reuniu com alguns deputados estaduais, a equipe financeira e do Gabinete de Crise, para tratar justamente do cancelamento dos concursos.

Em frente ao Palácio Senador Hélio Campos, o movimento dos concurseiros permaneceu aguardando a convocação da reunião com o governador Denarium. A previsão é que muitos deles pernoitassem na Praça do Centro Cívico, assim como representantes dos terceirizados, já à espera da manifestação da manhã de hoje.

“O governador já conversou conosco no aeroporto e disse que tem compromisso em manter os concursos públicos, mas é preciso avaliar a questão da folha de pagamento. A gente insiste que o concurso da PMRR não gere gastos por ter arrecadado com as inscrições”, explicou Éder Escórcio, representante do movimento.

O concurseiro explicou que pais e mães de família estavam lutando para manter o cronograma, já que a classificação geral que estava prevista para sair dia 28 de fevereiro, não só para o equilíbrio financeiro de suas famílias, mas também para melhoria da segurança pública do Estado.

“Todo mundo sabe que quem garante a segurança na Penitenciária Agrícola são homens da Força Nacional, bravamente, mas é uma garantia provisória. É preciso que cheguem a um consenso e convoquem os aprovados. Não estamos falando de cinco mil policiais, mas de no máximo 1,2 mil pessoas. O governo pode contratar. Vai chamando uma turma e depois a outra, mas mantenha”, acrescentou Éder. (P.C.)