Cotidiano

Concurso público oferta 330 vagas

Durante coletiva, a delegada-geral da Polícia Civil, Giuliana Castro, disse que o efetivo do órgão está defasado, e que o concurso é importante e urgente

Após 15 anos, o edital do segundo concurso público da história da Polícia Civil de Roraima foi divulgado no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, 17. São 330 vagas, com 10% destas, destinadas para pessoas com deficiência. As inscrições poderão ser feitas a partir das 10h, do dia 31 de agosto, com prazo até 16 de outubro, no site da Vunesp (www.vunesp.com.br).

Os valores das inscrições variam de R$120,00 a R$260,00, dependendo do cargo escolhido. A isenção de taxa poderá ser requisitada por doadores de sangue. As provas serão aplicadas nos dias 15 e 16 de dezembro, em um final de semana. Um atendimento específico para sabatistas será dado, na qual terão que chegar no mesmo horário que outros participantes e aguardar até as 20h para a realização da prova.

As vagas ofertadas são: 35 para delegado classe substituta,6 para médicos legistas, 2 para odontolegista, 14 para perito criminal, 120 para escrivão, 100 para agente de polícia, 15 para perito papiloscopistas, 23 para auxiliar de perito, 15 para auxiliar de necropsia. Todas são vagas de classe inicial. Dentre os requisitos para inscrição, estão idade mínima de 18 anos, dispensa do serviço militar, quite com os deveres eleitorais, e possuir carteira de habilitação mínima B ou AB.

A delegada-geral da Polícia Civil, Giuliana Castro, destacou em coletiva que o efetivo do órgão está defasado, e que este concurso é de extrema importância e urgência para sua função social.

“Já de início, vários dos candidatos que foram aceitos desistiram de ingressar na Polícia Civil, indo para outros estados. Além disso, fomos perdendo muitos ao longo dos anos, seja por aposentadoria ou por vontade própria. Então, o nosso efetivo é defasado e antigo. A governadora é bastante sensível em relação a essa situação, e por isso conseguimos fazer com que esse concurso ocorresse”, afirmou.

Giuliana Castro destacou que uma investigação sobre a vida de cada participante será feita pela Vunesp, para averiguar se os históricos criminal e psiquiátrico de cada participante condizem com os princípios de moralidade pregados pelo órgão.

“Estaremos estudando o perfil de todos os candidatos, averiguar o comportamento social. A novidade deste concurso é que a nossa investigação também irá abranger redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter”, frisou.

Apesar de ainda não haver informações sobre quando os resultados e convocações serão feitas, a delegada-geral da Polícia Civil afirmou que espera que todo o processo seja concluído o mais rápido possível.

“O concurso tem duas fases. A primeira, organizada pela Vunesp, será da prova objetiva, discursiva e de títulos. Além dos exames médicos e avaliação psiquiátrica. A segunda fase, de responsabilidade do Estado, é do curso preparatório. Informações referentes à convocação ainda serão divulgadas ao longo dos meses, mas esperamos que aconteça o mais rápido possível”, concluiu.