Cultura

Concursos de Poesia premiam estudantes do ensino médio e superior

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho no site https://petletrasufrr.wixsite.com/concursodepoesiarr/incricoes

Estudantes do ensino superior e do ensino médio podem participar do II Concurso Roraimense de Poesia Universitária e I Concurso Roraimense de Poesia Juvenil. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho. A organização é do Programa de Educação Tutorial – PET-Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR).

De acordo com a presidente da comissão do concurso, Milenne Lima, o concurso de poesia visa prestigiar as produções literárias dos estudantes da UFRR e de outras instituições do estado de Roraima. Serão classificadas 12 poesias no total, sendo 6 do Ensino Superior e 6 do Ensino Médio. 

“Essa é a segunda edição do evento, tendo sua primeira edição realizada em 2016, onde contou com mais de 60 textos inscritos e foi aberta somente a acadêmicos de Instituições de Ensino Superior do estado. Dessa vez, os estudantes de ensino médio também podem se inscrever”, relata. 

O primeiro concurso resultou no E-book lançado pela Editora da UFRR “Antologia Poética: I Concurso Roraimense de Poesia Universitária” onde reuniu diversos poetas. Na primeira edição, três textos foram premiados com valores entre R$ 200 e R$ 800.

“A premiação promoverá a troca cultural por meio do turismo na região e, assim como na primeira edição, terá a publicação de um e-book com os textos vencedores de ambas as categorias”, disse.

Outras informações poderão ser obtidas pelo e-mail [email protected], pela página do PET no Facebook (facebook.com/PETLetrasUFRR) ou ainda pelos telefones 98402-5412 (Milenne Lima – Presidente da comissão) ou 99167-2704 (Pamela Duarte – Vice-presidente).

Edital

Para participar do concurso na categoria Ensino médio, o participante deve ser aluno, brasileiro ou estrangeiro, regularmente matriculado em escola de Ensino Médio, nas modalidades regular, E.J.A. ou E.M.I. Além de ter no máximo 17 anos completos até a data da premiação.

As poesias deverão ser de autoria própria, escritas em língua portuguesa. “Os textos não precisarão ser obrigatoriamente inéditos, desde que não tenham sido publicados por editoras em formato impresso ou em e-book, e desde que não tenham sido premiados em outros concursos”, relatou.

A Comissão que avaliará as poesias do Ensino Superior será composta por Cátia Monteiro Wankler, Eli Macuxi e Sony Ferseck. E as poesias do Ensino Médio serão avaliadas por Devair Fiorotti, Mirella Miranda e Vitor de Araújo.

Premiação

Os ganhadores do primeiro, do segundo e do terceiro lugares receberão premiação, entre eles, passeio fluvial em Manaus, passeio turístico em Gran Sabana e em Tepequém, além de publicação da poesia em e-book e ilustrações, dependendo de cada categoria. Mais informações podem ser obtidas no edital do concurso publicado no
site.