Polícia

Condenados por homicídio são presos pela Polinter

As prisões ocorreram em Boa Vista e no município de Caracaraí

Agentes da Polícia Interestadual (Polinter), com o apoio logístico da Delegacia-Geral de Polícia Civil, cumpriram esta semana dois mandado de prisão preventiva contra condenados por homicídio. Os trabalhos foram conduzidos pelo titular do órgãos, delegado Juracir Rocha.

De acordo com o órgão, o primeiro mandado foi cumprido na manhã de quinta-feira, 17, contra Adenilson Santos da Silva, vulgo Nilson, de 40 anos. Ele foi condenado pela 2ª Vara do Tribunal do Júri de Boa Vista à pena de 14 anos de reclusão em regime inicial fechado pelo crime de homicídio doloso qualificado por motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa do ofendido. O crime ocorreu em 22 de junho de 2000, no Bairro Pintolândia.

Segundo inquérito do caso, Nilson e outro comparsa premeditadaram a morte de Ari Barroso César, à época com 61 anos. O homicídio teria sido praticado em razão da vítima tê-lo xingado.

Os criminosos invadiram a residência de Ari, enquanto o mesmo dormia. Na sequência o estrangularam com uma corda e o mataram com sete facadas nas costas. O corpo dele foi encontrado em estado de putrefação cerca de uma semana depois.

Já a segunda ação foi cumprida na sexta-feira, 18, contra o oagricultor Raul Moreira dos Santos, 46 anos. Ele foi encontrado em um sítio localizado na Vicinal 2 do Travessão do Itã, na Vila Itã), município de Caracaraí.

Ele é sentenciado pela Vara Criminal  à pena de 05 anos de reclusão em regime semiaberto pela prática do crime de lesão corporal seguida de morte, crime cometido em 31 de março de 2009.

No dia do crime, Raul Moreira estava sob efeito de bebida alcoólica e acabou discutindo com o vizinho, Raimundo Nonato de Lima, 47 anos.

Após ser agredido nas costas com golpes de terçado, ele foi em casa, pôs uma faca na cintura e voltou à residência da vítima, com a qual iniciou nova discussão. O atrito entre eles resultou em luta corporal, seguida de um único golpe na região do abdômen, suficiente para causar a exposição de vísceras e a consequente morte de Raimundo Nonato.

Ambos os presos colaboraram com as medidas policiais, depois de cientificados de suas respectivas prisões foram encaminhados para exames de integridade física no Instituto Médico-Legal (IML) e posteriormente foram recolhidos na Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (PAMC).

A Polícia Civil reforça que, quem tiver informações que possam levar ao paradeiro de foragidos da Justiça, pode denunciar por meio dos telefones 190, 197 e (95) 99142-9017, diretamente com a Polinter, sendo assegurado o anonimato da fonte.

*Matéria Atualizada às 17h40.